Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379
Compartilhe esta página
Título: | O horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasil |
Autor(es): | NASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do |
Palavras-chave: | Horário de verão; ENEM; Desempenho escolar |
Data do documento: | 17-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | NASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do. O horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | O Horário de Verão (HV) tem suas implicações identificadas em áreas não diretamente rela- cionadas ao consumo de energia, como ocorre, por exemplo, em educação. Até então, essa política não possuía nenhum impacto em desempenho estudantil ao considerar uma distân- cia em dias entre o início do HV e a realização de testes padronizados. Contudo, o resultado muda quando o ínício do Horário de Verão e o início de um exame de alta relevância no ensino básico brasileiro coincidem, prejudicando aqueles que tiveram que aderir a política. Este trabalho explora uma característica geográfica estabelecida pelo Horário de Verão no Brasil e uma decisão política de postergar o início do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a mesma data de início da política HV, sem considerar as possíveis externali- dades que tal decisão poderia trazer para os alunos que residem nos estados que anualmente devem aderir a essa política. |
Descrição: | TIGRE, Robson também é conhecido em citações bibliográficas por: SANTOS, Robson Douglas Tigre |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Eliúde Santos do Nascimento.pdf | 951,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons