Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168

Comparte esta pagina

Título : As concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino.
Autor : DINIZ, Crisllaynne Alves
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Matemática - Problemas, questões, exercícios; Ensino fundamental; Ensino - Metodologia
Fecha de publicación : 19-dic-2017
Citación : DINIZ, Crisllaynne Alves. As concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : Atualmente tem-se buscado estratégias de ensino da matemática que promovam a aprendizagem dos educandos de maneira eficaz e que seja construída de maneira planejada e não se limite ao emprego de fórmulas e conceitos determinados. O presente trabalho surge do interesse em aprofundar estudos sobre a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática e conhecer as concepções docentes em relação ao trabalho com Resolução de Problemas matemáticos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do Município de Cachoeirinha – PE. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário, para realização da análise, a partir de perguntas discursivas e de múltipla escolha, contou com a participação de nove professoras da educação básica, que lecionam em turmas do primeiro ao quinto ano, com o objetivo de conhecer como a Resolução de Problemas é trabalhada em sala de aula, bem como identificar se o modo como os problemas matemáticos são propostos contemplam as orientações curriculares e os referenciais teóricos na área da Educação Matemática para o trabalho com Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Os dados coletados revelaram que a Resolução de Problemas não é plenamente compreendida pelos professores como uma metodologia para ensinar Matemática, mas, ainda como forma de aplicar e/ou fixar conteúdos matemáticos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DINIZ, Crisllaynne Alves.pdf509,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons