Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da-
dc.contributor.authorDINIZ, Crisllaynne Alves-
dc.date.accessioned2021-09-17T00:53:30Z-
dc.date.available2021-09-17T00:53:30Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.date.submitted2021-09-16-
dc.identifier.citationDINIZ, Crisllaynne Alves. As concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168-
dc.description.abstractAtualmente tem-se buscado estratégias de ensino da matemática que promovam a aprendizagem dos educandos de maneira eficaz e que seja construída de maneira planejada e não se limite ao emprego de fórmulas e conceitos determinados. O presente trabalho surge do interesse em aprofundar estudos sobre a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática e conhecer as concepções docentes em relação ao trabalho com Resolução de Problemas matemáticos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do Município de Cachoeirinha – PE. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário, para realização da análise, a partir de perguntas discursivas e de múltipla escolha, contou com a participação de nove professoras da educação básica, que lecionam em turmas do primeiro ao quinto ano, com o objetivo de conhecer como a Resolução de Problemas é trabalhada em sala de aula, bem como identificar se o modo como os problemas matemáticos são propostos contemplam as orientações curriculares e os referenciais teóricos na área da Educação Matemática para o trabalho com Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Os dados coletados revelaram que a Resolução de Problemas não é plenamente compreendida pelos professores como uma metodologia para ensinar Matemática, mas, ainda como forma de aplicar e/ou fixar conteúdos matemáticos.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleAs concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4362324J0&tokenCaptchar=03AGdBq24fdYJZt2LiORSLVy3KKR13P-MNLH4SjA5N4pCSzgHUh8jUihtDUV03STeizHsDn9k9fmlmyAkGPqEM2mF35b6yZk4yZ53mz3CxbvELb9mPLrwgBWSAzclLEUrti8o6lDmoJ7TmuNZPLVH3nLxA85JfsaqYBgs4Co1HsARViFuCc-Pm-P3UOEPpn7W7Pyndb4sGxiA3bN0I0tWxWVgijM5WYyBXsF7k0oKaqgi5vfL-F6qcf0K6ZZE_FhlhuR1x-t_v5erD9pfz6NVlYzMduT3syqTMSQ9E-Dvx7fNkcrG9AWqYEyFlU2jR63Sc0l_kBPWgfRBZCK6w-zDB00_WaxqXYJuf6rEBy-c7PIONeVdCqp6r3CaNJp-5camWTSMfE7_OZaif_AEDRHYg_7i4oDytDH0r45rCpMvDbQdu3-KGGTWd9Je1ZrSBVvVosgchNRr2Frl2DVwWVi-fCHJVOu9965jpcwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358043J8&tokenCaptchar=03AGdBq27l8NvrRbFw3kwXoGGDo3aLt3PG1sRbrZRHGuIZwQjzA29Bg87T241g3ODl_LyHzl2c9IVGfoz9b0ecyQFEOc-SF3ghgzwfqj-o18C468D0edLfBJsRaeFnRWi3ZNlr5zsz5fxGZCgiWdK-4NstKeP_pvbxcD2bE7BtNBQOzjFXmsX7psPFGqKevtGhVDLp8uGloTt4THbd_j7BlK7o5VqTiKOS8IXcqUy4eeJjBRaa3BgVnwmjNIS60XjBh1IGSS9XPO1r9uEA-v0A01GUyeUnXdILnfqIz8NTJLTRNYDOpJHB1Oz0QCgAl_maeUqYDyzxIOCuhkQj4I2xy3vsQXm7XLU1tvM5HWIYKst-3ZXx5zaiZBUfJhes7OlooU-mZ0A7o_im3AVG8GOQY85Ha9pVsY1lEFjLwnhialB7NYlnVAJCajbMiSGWHH3IIxv7PrmHlR-dcpuOCTnAWU1XF_wAbWpNvwpt_BR
dc.description.abstractxAt present, it has been pursued strategies of mathematics teaching that promote the learning of the students in an effective way and that isconstructed in a planned way and is not limited to the use of certain formulas and concepts. The present work arises from the interest in deepening studies on Problem Solving as a teaching methodology of Mathematics and to know the teaching conceptions regarding the work with Mathematical Problem Solving, in the initial years of Elementary School in a school in the Municipality of Cachoeirinha - PE. To collect data, a questionnaire was developed to carry out the analysis, based on discursive and multiple choice questions. It was attended by eight primary school teachers, who teach in classes from the first to fifth year, in order to know as Problem Solving is seen and worked in the classroom as well as to identify if the way mathematical problems are proposed contemplate the curricular guidelines and the theoretical references in the area of Mathematics Education for working with Problem Solving in Elementary Education. It was evident in the research that Problem Solving is not fully understood by teachers as a methodology for teaching mathematics, but still as a way of applying and / or fixing mathematical contents.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DINIZ, Crisllaynne Alves.pdf509,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons