Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168
Share on
Title: | As concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino. |
Authors: | DINIZ, Crisllaynne Alves |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Matemática - Problemas, questões, exercícios; Ensino fundamental; Ensino - Metodologia |
Issue Date: | 19-Dec-2017 |
Citation: | DINIZ, Crisllaynne Alves. As concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Atualmente tem-se buscado estratégias de ensino da matemática que promovam a aprendizagem dos educandos de maneira eficaz e que seja construída de maneira planejada e não se limite ao emprego de fórmulas e conceitos determinados. O presente trabalho surge do interesse em aprofundar estudos sobre a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática e conhecer as concepções docentes em relação ao trabalho com Resolução de Problemas matemáticos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do Município de Cachoeirinha – PE. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário, para realização da análise, a partir de perguntas discursivas e de múltipla escolha, contou com a participação de nove professoras da educação básica, que lecionam em turmas do primeiro ao quinto ano, com o objetivo de conhecer como a Resolução de Problemas é trabalhada em sala de aula, bem como identificar se o modo como os problemas matemáticos são propostos contemplam as orientações curriculares e os referenciais teóricos na área da Educação Matemática para o trabalho com Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Os dados coletados revelaram que a Resolução de Problemas não é plenamente compreendida pelos professores como uma metodologia para ensinar Matemática, mas, ainda como forma de aplicar e/ou fixar conteúdos matemáticos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DINIZ, Crisllaynne Alves.pdf | 509,64 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License