Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168

Compartilhe esta página

Título: As concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino.
Autor(es): DINIZ, Crisllaynne Alves
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Matemática - Problemas, questões, exercícios; Ensino fundamental; Ensino - Metodologia
Data do documento: 19-Dez-2017
Citação: DINIZ, Crisllaynne Alves. As concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Atualmente tem-se buscado estratégias de ensino da matemática que promovam a aprendizagem dos educandos de maneira eficaz e que seja construída de maneira planejada e não se limite ao emprego de fórmulas e conceitos determinados. O presente trabalho surge do interesse em aprofundar estudos sobre a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática e conhecer as concepções docentes em relação ao trabalho com Resolução de Problemas matemáticos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do Município de Cachoeirinha – PE. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário, para realização da análise, a partir de perguntas discursivas e de múltipla escolha, contou com a participação de nove professoras da educação básica, que lecionam em turmas do primeiro ao quinto ano, com o objetivo de conhecer como a Resolução de Problemas é trabalhada em sala de aula, bem como identificar se o modo como os problemas matemáticos são propostos contemplam as orientações curriculares e os referenciais teóricos na área da Educação Matemática para o trabalho com Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Os dados coletados revelaram que a Resolução de Problemas não é plenamente compreendida pelos professores como uma metodologia para ensinar Matemática, mas, ainda como forma de aplicar e/ou fixar conteúdos matemáticos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DINIZ, Crisllaynne Alves.pdf509,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons