Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168
Comparte esta pagina
Título : | As concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino. |
Autor : | DINIZ, Crisllaynne Alves |
Palabras clave : | Matemática - Estudo e ensino; Matemática - Problemas, questões, exercícios; Ensino fundamental; Ensino - Metodologia |
Fecha de publicación : | 19-dic-2017 |
Citación : | DINIZ, Crisllaynne Alves. As concepções de professores da educação básica no município de Cachoeirinha sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | Atualmente tem-se buscado estratégias de ensino da matemática que promovam a aprendizagem dos educandos de maneira eficaz e que seja construída de maneira planejada e não se limite ao emprego de fórmulas e conceitos determinados. O presente trabalho surge do interesse em aprofundar estudos sobre a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática e conhecer as concepções docentes em relação ao trabalho com Resolução de Problemas matemáticos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do Município de Cachoeirinha – PE. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário, para realização da análise, a partir de perguntas discursivas e de múltipla escolha, contou com a participação de nove professoras da educação básica, que lecionam em turmas do primeiro ao quinto ano, com o objetivo de conhecer como a Resolução de Problemas é trabalhada em sala de aula, bem como identificar se o modo como os problemas matemáticos são propostos contemplam as orientações curriculares e os referenciais teóricos na área da Educação Matemática para o trabalho com Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Os dados coletados revelaram que a Resolução de Problemas não é plenamente compreendida pelos professores como uma metodologia para ensinar Matemática, mas, ainda como forma de aplicar e/ou fixar conteúdos matemáticos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41168 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DINIZ, Crisllaynne Alves.pdf | 509,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons