Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41163

Compartilhe esta página

Título: Investigando as compreensões do conceito de derivada de estudantes do curso de matemática - licenciatura.
Autor(es): ASSIS, Lázaro Rangel Silva de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Cálculo; Estudantes de matemática; Professores - Formação
Data do documento: 13-Dez-2017
Citação: ASSIS, Lázaro Rangel Silva de. Investigando as compreensões do conceito de derivada de estudantes do curso de matemática - licenciatura. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O conceito de derivada é fundamental na matemática e suas formas de compreensão tem implicação no entendimento de diversos problemas do cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo investigar as compreensões sobre o conceito de derivada de função real de uma variável real, de estudantes universitários do curso de Matemática - Licenciatura. A pesquisa justifica-se pela importância do conceito de derivada e do questionamento de que há impasses no processo de ensino e aprendizagem deste conceito. O referencial teórico que tomamos como principal suporte foi a teoria da Imagem Conceitual e Definição Conceitual de Tall e Vinner (1981, 1991). Para obtenção dos dados elaboramos e aplicamos um questionário que explorava as diferentes formas de compreensão do conceito de derivada, a saber: participaram dezoito estudantes do curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. A análise dos dados revela um descompasso quanto à apreensão do conceito de derivada pelo grupo investigado, uma vez que mais da metade dos alunos estão abaixo da média de compreensões mobilizadas. Por ser um grupo de estudantes de diferentes períodos do Curso de Matemática, concluímos que estes podem ter vivenciado diferentes metodologias de ensino e também referências bibliográficas distintas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41163
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSIS, Lázaro Rangel Silva de.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons