Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41163
Comparte esta pagina
Título : | Investigando as compreensões do conceito de derivada de estudantes do curso de matemática - licenciatura. |
Autor : | ASSIS, Lázaro Rangel Silva de |
Palabras clave : | Matemática - Estudo e ensino; Cálculo; Estudantes de matemática; Professores - Formação |
Fecha de publicación : | 13-dic-2017 |
Citación : | ASSIS, Lázaro Rangel Silva de. Investigando as compreensões do conceito de derivada de estudantes do curso de matemática - licenciatura. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | O conceito de derivada é fundamental na matemática e suas formas de compreensão tem implicação no entendimento de diversos problemas do cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo investigar as compreensões sobre o conceito de derivada de função real de uma variável real, de estudantes universitários do curso de Matemática - Licenciatura. A pesquisa justifica-se pela importância do conceito de derivada e do questionamento de que há impasses no processo de ensino e aprendizagem deste conceito. O referencial teórico que tomamos como principal suporte foi a teoria da Imagem Conceitual e Definição Conceitual de Tall e Vinner (1981, 1991). Para obtenção dos dados elaboramos e aplicamos um questionário que explorava as diferentes formas de compreensão do conceito de derivada, a saber: participaram dezoito estudantes do curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. A análise dos dados revela um descompasso quanto à apreensão do conceito de derivada pelo grupo investigado, uma vez que mais da metade dos alunos estão abaixo da média de compreensões mobilizadas. Por ser um grupo de estudantes de diferentes períodos do Curso de Matemática, concluímos que estes podem ter vivenciado diferentes metodologias de ensino e também referências bibliográficas distintas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41163 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASSIS, Lázaro Rangel Silva de.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons