Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41163
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | ASSIS, Lázaro Rangel Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-15T00:05:52Z | - |
dc.date.available | 2021-09-15T00:05:52Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-14 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Lázaro Rangel Silva de. Investigando as compreensões do conceito de derivada de estudantes do curso de matemática - licenciatura. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41163 | - |
dc.description.abstract | O conceito de derivada é fundamental na matemática e suas formas de compreensão tem implicação no entendimento de diversos problemas do cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo investigar as compreensões sobre o conceito de derivada de função real de uma variável real, de estudantes universitários do curso de Matemática - Licenciatura. A pesquisa justifica-se pela importância do conceito de derivada e do questionamento de que há impasses no processo de ensino e aprendizagem deste conceito. O referencial teórico que tomamos como principal suporte foi a teoria da Imagem Conceitual e Definição Conceitual de Tall e Vinner (1981, 1991). Para obtenção dos dados elaboramos e aplicamos um questionário que explorava as diferentes formas de compreensão do conceito de derivada, a saber: participaram dezoito estudantes do curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. A análise dos dados revela um descompasso quanto à apreensão do conceito de derivada pelo grupo investigado, uma vez que mais da metade dos alunos estão abaixo da média de compreensões mobilizadas. Por ser um grupo de estudantes de diferentes períodos do Curso de Matemática, concluímos que estes podem ter vivenciado diferentes metodologias de ensino e também referências bibliográficas distintas. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cálculo | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Investigando as compreensões do conceito de derivada de estudantes do curso de matemática - licenciatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | HENRIQUE, Marcos Luiz | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8508352P9&tokenCaptchar=03AGdBq26Z2sVGzhX2koeDjJyZpWhIG7Y_615enqb_s1ownd3dO9c_JyzIbrI_kwR6f-LyBCH6Y47Rt7zOTnV1QwTCVP4JRg6nR1j5p32jD2e9FjknuAFaF9UnqettV-9q3wJ4mHuQOECfTCw1Zwvci_rhLSs1CTffze-wwoNqdTQxJM4MhXatiWAk6gnlupBq-CfUGdcIKicPsunm90e8pwDbJatfouCG3d5Hg4VgzX2aWdyJ7iDZ_06WkcQEyDM738Nwt1uGXMi_gOnQqtBvVhXt8F79BB7_KEtxYeknQQNp7TrEazb3gFziO7_metxirnJsGuu9R1JPfYyZJ_19TcpzVfL5ZRVO5JREiR_vpMBH-el85-8rQRFgfh3VxD5F6yWipEo9WKQiqFfzSxPUXVjiKtuNLtrYsvqbtDzyFWnb7RLh4bkUvmvL_Zsqn-WvlGhdZnPZERdu9dsGdm7wt_yuOGj_KkN94g | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730855H2&tokenCaptchar=03AGdBq24oydeASKm9rim2UMG2aEJOFP-33bLQgLBLpjCjbPUHzpUpXKFB3b24jQoLxMozCmaPfMDO2D_7zgwSDFYaVP8R4lqZjEVkKBV2S_7ME-gZSvWTh4G07KiURi2ZS1t0mQJZBANIwlH25lRdXkzltAzvOVC8JPRQfTX2GTaybUDdc9V1s4tuoh8qCwWjl78x8NrTUZoibZAVeasFcCitAdA__Tgwt7cVyPea6lBZITSLyJVROUQWaD31n6bkEZaLPgrrmPn2rvXsJe0p9tudK4lL1jnYKBfcMxp5f-UN7UUwSUAmqZyl4dAP7GwI-mfvvelxmyS-uD1oi50NcfuiA__uvdsH8RwMFCrwA_ticBv7gGec2pIDnF8VKCudmNL2lg3TTdZzVmptabe01A5ZjJWAelPCNAVxFw9JZswSiqbeSFQjmh4NhYQCQkLkxRJFZZbdXH6eOQrc1tK4pOLR-ZkyLy6hWw | pt_BR |
dc.description.abstractx | The concept of derivative is fundamental in mathematics and its forms of understanding have implication in the understanding of several problems of daily life. In this sense, the present work aimed to investigate the understandings about the concept of real function derived from a real variable of university students of the course of Mathematics - Licenciatura. The research is justified by the importance of the concept of derivative and the questioning that there are deadlocks in the teaching and learning process of this concept. For this, the theoretical assumption of Thurston (1994) was assumed, according to which the concept of derivative can be understood in seven ways. The theoretical reference that we have taken as main support was the theory Conceptual Image and Conceptual Definition of Tall and Vinner (1981, 1991) and other works related to the apprehension of the concept of derivative. To obtain the data we developed and applied a questionnaire that explored the different ways of understanding the concept of derivative with eighteen students of the Mathematics - Licenciatura course of the Federal University of Pernambuco - CAA. The analysis of the data shows that all students have at least one way of understanding the concept of derivative and among the understandings mobilized by the students stand out the symbolic, geometric and rate of variation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798716D4&tokenCaptchar=03AGdBq277Y2NSPCdIXTcfzlAw3x16QMB7IdYYRyKOqH5pAZwXgdvV7jeyVuiX6qc7HWSU9h41pDPhQ4MjtGpEHdiI-7hDJXGshxP56eI590tvcu7NdQwVx-psEL2YL_COzgy9lDRJvACoE7JMhd3ny0qJcGUwNMrleZK9yXKpbncAK12RLRW1ABbkt7H_ZC7nuGFqR4zVxhDbKkgtV7hvQkeHliJzQ29G5JdjuygzqtwYy5B0XFhdLrdjQNq7vBOOi0Xbfmv8lu9awW5LUFvpzGtGl0JsvI_mhYYXpfCoSkkan-Ab0b1Q_jG0zWpOp9bQJsSxbRX8N2oiG7Zvpen7FVZIrpr3MdIJeHvysqtbhxZmmMoX9KtUhmQEIUjwdhFdCudKDhE2i-zBE-Nbd2VQ-oRPInPxX-ALeqZpF6brV5kHUWZ6jjJQFXKaZ-4h5JhlhZvgsN8bv0w6rnAmO7Pp2rkqsiFZAwQKcA | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASSIS, Lázaro Rangel Silva de.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons