Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41134

Compartilhe esta página

Título: Geogebra 3D em movimento: estudo dos poliedros de Platão com licenciandos de matemática à luz da teoria dos registros de representações semióticas.
Autor(es): SILVA, Marta Maria de Lima
Palavras-chave: Poliedros; GeoGebra (Software); Geometria espacial
Data do documento: 11-Jul-2016
Citação: SILVA, Marta Maria de Lima. Geogebra 3D em movimento: estudo dos poliedros de Platão com licenciandos de matemática à luz da teoria dos registros de representações semióticas. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Este trabalho de pesquisa objetivou analisar as contribuições ou não do programa educacional GeoGebra 3D visto como um recurso didático e tecnológico para a aprendizagem de licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, no estudo dos Poliedros de Platão. Para tal pesquisa, realizamos um minicurso intitulado por GeoGebra e os Poliedros de Platão: Uma visão tridimensional, cujo número de participantes foi igual a cinco. Foram realizados três encontros semanais, nos quais, os participantes construíram os Poliedros de Platão e registraram algumas atividades sobre estes. Além de demonstrarmos a existência de apenas cinco poliedros Platônicos, fizemos duas sondagens denominadas por sondagem 1 e sondagem 2, cujo objetivo foi verificar se os participantes possuíam familiaridade com o programa (sondagem 1) e quais foram as contribuições e/ou entraves do programa para os participantes (sondagem 2). Baseada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval foi possível verificar a presença de registros geométricos, algébricos e escritos. A pesquisa, de cunho qualitativo, revelou que os estudantes possuem algumas dificuldades na visualização tridimensional dos Poliedros de Platão, e, com a utilização do programa educacional GeoGebra 3D foi possível amenizar essa defasagem e estudar sobre os Poliedros Platônicos de maneira dinâmica e significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41134
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Marta Maria de Lima.pdf3,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons