Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41134
Compartilhe esta página
Título: | Geogebra 3D em movimento: estudo dos poliedros de Platão com licenciandos de matemática à luz da teoria dos registros de representações semióticas. |
Autor(es): | SILVA, Marta Maria de Lima |
Palavras-chave: | Poliedros; GeoGebra (Software); Geometria espacial |
Data do documento: | 11-Jul-2016 |
Citação: | SILVA, Marta Maria de Lima. Geogebra 3D em movimento: estudo dos poliedros de Platão com licenciandos de matemática à luz da teoria dos registros de representações semióticas. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa objetivou analisar as contribuições ou não do programa educacional GeoGebra 3D visto como um recurso didático e tecnológico para a aprendizagem de licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, no estudo dos Poliedros de Platão. Para tal pesquisa, realizamos um minicurso intitulado por GeoGebra e os Poliedros de Platão: Uma visão tridimensional, cujo número de participantes foi igual a cinco. Foram realizados três encontros semanais, nos quais, os participantes construíram os Poliedros de Platão e registraram algumas atividades sobre estes. Além de demonstrarmos a existência de apenas cinco poliedros Platônicos, fizemos duas sondagens denominadas por sondagem 1 e sondagem 2, cujo objetivo foi verificar se os participantes possuíam familiaridade com o programa (sondagem 1) e quais foram as contribuições e/ou entraves do programa para os participantes (sondagem 2). Baseada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval foi possível verificar a presença de registros geométricos, algébricos e escritos. A pesquisa, de cunho qualitativo, revelou que os estudantes possuem algumas dificuldades na visualização tridimensional dos Poliedros de Platão, e, com a utilização do programa educacional GeoGebra 3D foi possível amenizar essa defasagem e estudar sobre os Poliedros Platônicos de maneira dinâmica e significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41134 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Marta Maria de Lima.pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons