Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41134

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Marta Maria de Lima-
dc.date.accessioned2021-09-09T02:36:28Z-
dc.date.available2021-09-09T02:36:28Z-
dc.date.issued2016-07-11-
dc.date.submitted2021-09-08-
dc.identifier.citationSILVA, Marta Maria de Lima. Geogebra 3D em movimento: estudo dos poliedros de Platão com licenciandos de matemática à luz da teoria dos registros de representações semióticas. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41134-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa objetivou analisar as contribuições ou não do programa educacional GeoGebra 3D visto como um recurso didático e tecnológico para a aprendizagem de licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, no estudo dos Poliedros de Platão. Para tal pesquisa, realizamos um minicurso intitulado por GeoGebra e os Poliedros de Platão: Uma visão tridimensional, cujo número de participantes foi igual a cinco. Foram realizados três encontros semanais, nos quais, os participantes construíram os Poliedros de Platão e registraram algumas atividades sobre estes. Além de demonstrarmos a existência de apenas cinco poliedros Platônicos, fizemos duas sondagens denominadas por sondagem 1 e sondagem 2, cujo objetivo foi verificar se os participantes possuíam familiaridade com o programa (sondagem 1) e quais foram as contribuições e/ou entraves do programa para os participantes (sondagem 2). Baseada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval foi possível verificar a presença de registros geométricos, algébricos e escritos. A pesquisa, de cunho qualitativo, revelou que os estudantes possuem algumas dificuldades na visualização tridimensional dos Poliedros de Platão, e, com a utilização do programa educacional GeoGebra 3D foi possível amenizar essa defasagem e estudar sobre os Poliedros Platônicos de maneira dinâmica e significativa.pt_BR
dc.format.extent96p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoliedrospt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.titleGeogebra 3D em movimento: estudo dos poliedros de Platão com licenciandos de matemática à luz da teoria dos registros de representações semióticas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8162397J2&tokenCaptchar=03AGdBq25YCSmWIG9J45cHNHt6dVKR6CBIAcD-yHP3pilMmILZ3pQZyGUh_YBBR58mR6NAK34IcY06dtj4BG4-VmDuIOfproce72QqHu89NDgnn3HGV-inBmUtzJWYfsMQbcX8M1S-u7iB6EkbRkE1gTgMfsX0Fca-l8X8_8m4TLNTlbBfgEdbmFxzU2kTi6im594E4ARgQHJnJS9Z6gUsZsnDWihCZUk8j6GxZoR01qc3Yov7dzYIXPn6mkleDIPZLUMvt9R8iIswFFRoMum40YPMglMDdZCt3KwOKudASNBKpjiyR-60bb-G0eJlOY4VMGntd2jE1bKb7N2pTdaOK5S56s4owX_1bNjfQhReyX7mwo3errfwO5Hotmd1RDlvsy6tFgbm-iXHh5o6sDF4Ycrxt4NGVMAuNpT3RiJCSNQP6JmVZZk0y6Ffno_0fqhnPD3BJP6ScL_oFuQwSt0hYhceGoeY16CfhQpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428906U1&tokenCaptchar=03AGdBq25zWVHeB-eJ8P-npIND8EGKYbRZYIwQg57PLCHB4QIlRF-rWkAWPXvl94Zl-mpi87GzNFNqYZ7wJHwkAi4UgiWg8e_d13-ImnYtT2WYT-DSxfvSsADkwHrpDkN8xniC7yTdl_cYnbstq60mg0rlVS7wjTwZGKXYLwMvgbm6SsV7iTHDFwIIfcNS2F0Q32OmYKsRxiQqPU6bB-sVhQPGWFi4xQMBXA1M9oMy8O6y1C_uSSK2BOfDMwlKzsQcUUzHBMgTps1vCov2wVwYYyigb4h90kJhOLuVCfX1YMz5asIaDiCa9YJeXJg0-GyM9XyXYX117LM3ZvoJflCHNqzowc4YAaIoOglKX8ph-3Crogi9hJebVSKKW7lc4sxik6jtmE2pgMXLYnUJ4o7FkH24i-PBEUwDU1tZduX0J3ezY1B0nQvaN_rWMxz6Uq4jF5nvp7KCdyYWvT_eE8UrRQko7Lo4pRZmRApt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze the contributions of GeoGebra 3D educational program seen as a didactic and technological resource for learning some licenciandos in mathematics at the Universidade Federal de Pernambuco – academic center of the Wild, in the study of Plato's Polyhedra. For such research, we conduct a lecture titled why GeoGebra and Plato's Polyhedra: A three-dimensional view, whose number of participants was equal to five. Thus, three weekly meetings were held, in which, the participants built the Plato's Polyhedra and recorded some activities on these. In addition to demonstrate the existence of only five platonic Polyhedra, we did two surveys called for poll 1 and 2 poll, whose objective was to verify if the participants had familiarity with the program (1 survey) and what were the contributions and/or program barriers for participants (poll 2). Based on the theory of Semiotic Representation records for Raymond Duval was unable to verify the presence of geometric, algebraic and written records. The research of qualitative nature, revealed that students have some difficulties in three-dimensional visualization of Plato's Polyhedra, and, with the use of GeoGebra educational program can ameliorate this 3D lag and study about the Platonic Polyhedra dynamically and significant.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Marta Maria de Lima.pdf3,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons