Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41048

Share on

Title: Formação continuada de professores de matemática: há contribuições para a reflexão sobre a prática docente?
Authors: CUNHA, Maria Luciana da
Keywords: Professores de matemática; Professores - Formação; Prática de ensino
Issue Date: 25-Jan-2016
Citation: CUNHA, Maria Luciana da. Formação continuada de professores de matemática: há contribuições para a reflexão sobre a prática docente? Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Esta pesquisa busca analisar quais as expectativas/concepções que os professores de Matemática tiveram sobre a prática docente durante o tempo de formação continuada. O foco da pesquisa aponta especificamente para a investigação de quais elementos os professores consideram importantes em sala de aula e se proporcionaram alguma mudança na reflexão de suas práticas após o processo. Essas formações continuadas foram ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes do Município de Bezerros, Pernambuco, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) com o programa Qualiescola no período de 2013 a 2015. Para desenvolver a pesquisa foram elaborados e aplicados questionários com doze professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, comtemplados pelas formações. A partir da análise dos questionários aplicados, chegou-se à conclusão que os professores consideram o programa como apoio para a reflexão da prática docente em sala de aula. Desta forma se percebe a importância deste mecanismo para os professores que lecionam Matemática no município.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41048
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CUNHA, Maria Luciana da.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons