Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41048
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Maria Luciana da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T22:20:56Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26T22:20:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-26 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Maria Luciana da. Formação continuada de professores de matemática: há contribuições para a reflexão sobre a prática docente? Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41048 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca analisar quais as expectativas/concepções que os professores de Matemática tiveram sobre a prática docente durante o tempo de formação continuada. O foco da pesquisa aponta especificamente para a investigação de quais elementos os professores consideram importantes em sala de aula e se proporcionaram alguma mudança na reflexão de suas práticas após o processo. Essas formações continuadas foram ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes do Município de Bezerros, Pernambuco, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) com o programa Qualiescola no período de 2013 a 2015. Para desenvolver a pesquisa foram elaborados e aplicados questionários com doze professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, comtemplados pelas formações. A partir da análise dos questionários aplicados, chegou-se à conclusão que os professores consideram o programa como apoio para a reflexão da prática docente em sala de aula. Desta forma se percebe a importância deste mecanismo para os professores que lecionam Matemática no município. | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores de matemática: há contribuições para a reflexão sobre a prática docente? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402935J4&tokenCaptchar=03AGdBq244oCVaroGUAmhu6TLOugUemfMaN4w_Hr9Qq8kTY_kRY2sK0OPrawv9rAQjrfl4PapfEdicO5bFjJheuepaqMIxmfd8FPJGyCqh5S-NBybJV9jwTeIsEkl1nllmQ96rzwX_6mbk2rjHYp8E-sCdZW2au-S1pnJcbn2wPEiG1qZgCw2DM9gIR0xPMxzXSzxriFRakbDRTmUKHWWnI0MLhbwswa_pL2NIPyp4mQhGqm7ok-AczPYHhN2Oh41bCPu4PinbWvKrUNJQ85yajNHs2qs85NS07DIdCK_Wtxmvs733e2PvjDam0az67n_aT-BNQh61iQQiT7g-8sGv1i2SYEObYVXyo6aTbaQ4TUqqRQ9uNwnHhT0YCOjwAZBUgZcyL7st3AgaQhnKq3onR87BsGWlo-hW0-Ao5gEGI2p0J3qkv5dEOh91S0cE-XcjiQJ9hZp7m98A1HxHrADJ8WYjffXoiIstAA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq26aMbHH6Jx7kzpkbN_IubQFmLFXPS6Wl4AsQ0TFrOOVCmRH5Z1BUHdggs-4uYNUG8Po5EqMFWYLwnNoNmepxTlNvF-g8luv_JqC0sR9cnMuAb2mfAqr7j_GZSYnEFYNjCT3lBMW3qLKUmYaGYDekttkRdVZW5QE48CGmIYVu3agvMHvqoGxZQ0rInZdFMPy205D0qDCENMjafyTAQCiaF24Woy27SXkLvhUtpAWtG5sCCWIkNVpZ04wYNwSspSkWO10xpUjZjX68B-TENS5S0l1FuzmlJNToiLmZ4uysQxPOh19UlfGDYEXGA2QxwdmFfFH1vtBgT_wzaaPr1FSQCqLJ-LjSQMWMNsKVxhuHWrqD7PMjVPVTAKZYySh5BQ4WjHlfnKxIYOmkRnzFC11y42WRnmQ6C6w1ssaa2iB6oj-vfacCVLRp9w34_PGrPI8axxDsFyIsltohNg08ebgS2iSpfQ6ZQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research seeks to analyze which are the expectations / conceptions that the Math teachers had on teaching practices during the time of their continuing education. The focus of the research specifically points to research which teachers consider important elements in the classroom and if they provided some changes in reflection of their practices after the process. These continuing education were offered by the Municipal Department of Education, Culture and Sports of the City of Bezerros, Pernambuco, in partnership with the Instituto Qualidade no Ensino ( IQE ) with Qualiescola program from 2013 to 2015. To develop the research It was developed and applied questionnaires with twelve Math teachers of the final years of elementary school, contemplated by the continuing education. From the analysis of the questionnaires, it reached the conclusion that teachers consider the program as support for reflection of teaching practice in the classroom . In this way it realizes the importance of this mechanism for teachers who teach Mathematics in the county. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CUNHA, Maria Luciana da.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons