Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41048

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorCUNHA, Maria Luciana da-
dc.date.accessioned2021-08-26T22:20:56Z-
dc.date.available2021-08-26T22:20:56Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.date.submitted2021-08-26-
dc.identifier.citationCUNHA, Maria Luciana da. Formação continuada de professores de matemática: há contribuições para a reflexão sobre a prática docente? Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41048-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar quais as expectativas/concepções que os professores de Matemática tiveram sobre a prática docente durante o tempo de formação continuada. O foco da pesquisa aponta especificamente para a investigação de quais elementos os professores consideram importantes em sala de aula e se proporcionaram alguma mudança na reflexão de suas práticas após o processo. Essas formações continuadas foram ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes do Município de Bezerros, Pernambuco, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) com o programa Qualiescola no período de 2013 a 2015. Para desenvolver a pesquisa foram elaborados e aplicados questionários com doze professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, comtemplados pelas formações. A partir da análise dos questionários aplicados, chegou-se à conclusão que os professores consideram o programa como apoio para a reflexão da prática docente em sala de aula. Desta forma se percebe a importância deste mecanismo para os professores que lecionam Matemática no município.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleFormação continuada de professores de matemática: há contribuições para a reflexão sobre a prática docente?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402935J4&tokenCaptchar=03AGdBq244oCVaroGUAmhu6TLOugUemfMaN4w_Hr9Qq8kTY_kRY2sK0OPrawv9rAQjrfl4PapfEdicO5bFjJheuepaqMIxmfd8FPJGyCqh5S-NBybJV9jwTeIsEkl1nllmQ96rzwX_6mbk2rjHYp8E-sCdZW2au-S1pnJcbn2wPEiG1qZgCw2DM9gIR0xPMxzXSzxriFRakbDRTmUKHWWnI0MLhbwswa_pL2NIPyp4mQhGqm7ok-AczPYHhN2Oh41bCPu4PinbWvKrUNJQ85yajNHs2qs85NS07DIdCK_Wtxmvs733e2PvjDam0az67n_aT-BNQh61iQQiT7g-8sGv1i2SYEObYVXyo6aTbaQ4TUqqRQ9uNwnHhT0YCOjwAZBUgZcyL7st3AgaQhnKq3onR87BsGWlo-hW0-Ao5gEGI2p0J3qkv5dEOh91S0cE-XcjiQJ9hZp7m98A1HxHrADJ8WYjffXoiIstAApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq26aMbHH6Jx7kzpkbN_IubQFmLFXPS6Wl4AsQ0TFrOOVCmRH5Z1BUHdggs-4uYNUG8Po5EqMFWYLwnNoNmepxTlNvF-g8luv_JqC0sR9cnMuAb2mfAqr7j_GZSYnEFYNjCT3lBMW3qLKUmYaGYDekttkRdVZW5QE48CGmIYVu3agvMHvqoGxZQ0rInZdFMPy205D0qDCENMjafyTAQCiaF24Woy27SXkLvhUtpAWtG5sCCWIkNVpZ04wYNwSspSkWO10xpUjZjX68B-TENS5S0l1FuzmlJNToiLmZ4uysQxPOh19UlfGDYEXGA2QxwdmFfFH1vtBgT_wzaaPr1FSQCqLJ-LjSQMWMNsKVxhuHWrqD7PMjVPVTAKZYySh5BQ4WjHlfnKxIYOmkRnzFC11y42WRnmQ6C6w1ssaa2iB6oj-vfacCVLRp9w34_PGrPI8axxDsFyIsltohNg08ebgS2iSpfQ6ZQpt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to analyze which are the expectations / conceptions that the Math teachers had on teaching practices during the time of their continuing education. The focus of the research specifically points to research which teachers consider important elements in the classroom and if they provided some changes in reflection of their practices after the process. These continuing education were offered by the Municipal Department of Education, Culture and Sports of the City of Bezerros, Pernambuco, in partnership with the Instituto Qualidade no Ensino ( IQE ) with Qualiescola program from 2013 to 2015. To develop the research It was developed and applied questionnaires with twelve Math teachers of the final years of elementary school, contemplated by the continuing education. From the analysis of the questionnaires, it reached the conclusion that teachers consider the program as support for reflection of teaching practice in the classroom . In this way it realizes the importance of this mechanism for teachers who teach Mathematics in the county.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CUNHA, Maria Luciana da.pdf1,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons