Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41039

Comparte esta pagina

Título : A divisão na perspectiva do livro didático no ensino fundamental.
Autor : COSTA, Erika Jessica da
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Livros didáticos; Divisão; Ensino fundamental
Fecha de publicación : 26-ene-2016
Citación : COSTA, Erika Jessica da. A divisão na perspectiva do livro didático no ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2016.
Resumen : A finalidade deste trabalho é analisar como a divisão está sendo abordada em duas coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014), e escolhidas como primeira e segunda opção pelos professores da cidade de São Caitano – PE, levantando aspectos relativos à variedade de problemas e questões apresentadas, além de aspectos didáticos evocados ao longo do processo de apresentação e consolidação, bem como analisar se essas coleções atende as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nossa pesquisa é de cunho quanti-qualitativo, de análise interpretativa. Esses aspectos serão analisados no livro didático dos 6º anos usando como referencial teórico A Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud, pela qual analisa situações, invariantes e representações atreladas ao conceito e que levam o aluno a apropriar-se do conhecimento. Com relação às situações, os dois livros analisados apresentam questões de divisão por partição e de divisão por quotas, os exercícios são geralmente acompanhados de representações simbólicas do tipo desenhos e imagens. Em meio aos resultados encontrados, destacamos que a maior parte das tarefas corresponde à divisão em partes iguais ou quantas vezes uma quantidade cabe em outra. Em ambas as coleções nós observamos o conteúdo de divisão atrelado a outros conceitos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41039
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COSTA, Erika Jessica da.pdf1,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons