Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41039

Share on

Title: A divisão na perspectiva do livro didático no ensino fundamental.
Authors: COSTA, Erika Jessica da
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Livros didáticos; Divisão; Ensino fundamental
Issue Date: 26-Jan-2016
Citation: COSTA, Erika Jessica da. A divisão na perspectiva do livro didático no ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A finalidade deste trabalho é analisar como a divisão está sendo abordada em duas coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014), e escolhidas como primeira e segunda opção pelos professores da cidade de São Caitano – PE, levantando aspectos relativos à variedade de problemas e questões apresentadas, além de aspectos didáticos evocados ao longo do processo de apresentação e consolidação, bem como analisar se essas coleções atende as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nossa pesquisa é de cunho quanti-qualitativo, de análise interpretativa. Esses aspectos serão analisados no livro didático dos 6º anos usando como referencial teórico A Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud, pela qual analisa situações, invariantes e representações atreladas ao conceito e que levam o aluno a apropriar-se do conhecimento. Com relação às situações, os dois livros analisados apresentam questões de divisão por partição e de divisão por quotas, os exercícios são geralmente acompanhados de representações simbólicas do tipo desenhos e imagens. Em meio aos resultados encontrados, destacamos que a maior parte das tarefas corresponde à divisão em partes iguais ou quantas vezes uma quantidade cabe em outra. Em ambas as coleções nós observamos o conteúdo de divisão atrelado a outros conceitos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41039
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COSTA, Erika Jessica da.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons