Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41039
Share on
Title: | A divisão na perspectiva do livro didático no ensino fundamental. |
Authors: | COSTA, Erika Jessica da |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Livros didáticos; Divisão; Ensino fundamental |
Issue Date: | 26-Jan-2016 |
Citation: | COSTA, Erika Jessica da. A divisão na perspectiva do livro didático no ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | A finalidade deste trabalho é analisar como a divisão está sendo abordada em duas coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014), e escolhidas como primeira e segunda opção pelos professores da cidade de São Caitano – PE, levantando aspectos relativos à variedade de problemas e questões apresentadas, além de aspectos didáticos evocados ao longo do processo de apresentação e consolidação, bem como analisar se essas coleções atende as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nossa pesquisa é de cunho quanti-qualitativo, de análise interpretativa. Esses aspectos serão analisados no livro didático dos 6º anos usando como referencial teórico A Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud, pela qual analisa situações, invariantes e representações atreladas ao conceito e que levam o aluno a apropriar-se do conhecimento. Com relação às situações, os dois livros analisados apresentam questões de divisão por partição e de divisão por quotas, os exercícios são geralmente acompanhados de representações simbólicas do tipo desenhos e imagens. Em meio aos resultados encontrados, destacamos que a maior parte das tarefas corresponde à divisão em partes iguais ou quantas vezes uma quantidade cabe em outra. Em ambas as coleções nós observamos o conteúdo de divisão atrelado a outros conceitos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41039 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
COSTA, Erika Jessica da.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License