Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41039

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorCOSTA, Erika Jessica da-
dc.date.accessioned2021-08-26T00:35:10Z-
dc.date.available2021-08-26T00:35:10Z-
dc.date.issued2016-01-26-
dc.date.submitted2021-08-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Erika Jessica da. A divisão na perspectiva do livro didático no ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41039-
dc.description.abstractA finalidade deste trabalho é analisar como a divisão está sendo abordada em duas coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014), e escolhidas como primeira e segunda opção pelos professores da cidade de São Caitano – PE, levantando aspectos relativos à variedade de problemas e questões apresentadas, além de aspectos didáticos evocados ao longo do processo de apresentação e consolidação, bem como analisar se essas coleções atende as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nossa pesquisa é de cunho quanti-qualitativo, de análise interpretativa. Esses aspectos serão analisados no livro didático dos 6º anos usando como referencial teórico A Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud, pela qual analisa situações, invariantes e representações atreladas ao conceito e que levam o aluno a apropriar-se do conhecimento. Com relação às situações, os dois livros analisados apresentam questões de divisão por partição e de divisão por quotas, os exercícios são geralmente acompanhados de representações simbólicas do tipo desenhos e imagens. Em meio aos resultados encontrados, destacamos que a maior parte das tarefas corresponde à divisão em partes iguais ou quantas vezes uma quantidade cabe em outra. Em ambas as coleções nós observamos o conteúdo de divisão atrelado a outros conceitos.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA divisão na perspectiva do livro didático no ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498165D6&tokenCaptchar=03AGdBq24e96A53SMxdwkY8A1U9p_FDTFyPJWn1kiyyCpa2gjc1SeyCzXWaTYyWsdyZx53Q4KdotArTxS1z1a1jXh9eD_4rxnxcQbNkgZJkz7UR0rQVrHTBDCmLgc3hm7LLJYxmyZvcbRBGVQtHfpsjjlVlLaLdTNczjYoCsUVmosIsrR2jlh8fkwUnTaXTOQQPHHEnEd001MDlRp-jqGPvqyaZvdKVusQWCINGPz6T_Mp7w8tr2fkSRPzBuyWVCdh4G-rBETYrK659noIG722k4vQP9IYWD7UwWW6-v5g7s-VtMabiYHnMxYnn_oCfVSqKfC1KJTr2MsxcrIADA1xkcpVoP7OAw_vqIfV1BbPdCndDXJlWd2iWuRqyInysWvn2XQxDHLIi44nbfH32nERpwHkBwH7chhOQH3w-sFhU9kb1y0ELgl1_0SJ0L8JXIzqPiQ4zvzs1KCSjtALhcDcSr_o5dDmKhIhkgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428906U1&tokenCaptchar=03AGdBq26-Onm_zk3iLhwx0rPwnNpCEPotOO4x1iwbpDvg6aqesegtHj-yA54TgdtneID9ekzfD-XFQ-xBwISK-LX53MhklYTuE-1uFszdV3iwjPj2__kdAuKgI8u1W8VNc2DAkSwE1GWoi6mH6jI3WGGuPqQje6OJSBQnmDeyo7M69OXeS8WL5LMujHK-1BCQPaaIszyxZ1vWXpkFdIl2ebmiYbR1K7uK9BJw-QDg4dJXmOC1RXm5Qer9RayceTy3RtBk9QIJ7cvQQ1tz4JfemFA6COquyWksE5c6SLZdjyZOfxeZzbV1Rqur4IjpCYMkd8gn7vsrSC97El0ur7f1kEqDaFihZCOaROIlfv0DatznkjfpymktWMVcKEretALuOyymbradhZebzzAGNIo0T4Ge3KSgzZHWPESyo18vdLJ1wRYlYIgji5rM2D4SwFMMqr-s-NnNzpkJTwpZi6uXZR4LMw7-akRIEQpt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this paper is to analyze how the division is being addressed in two collections of textbooks of Mathematics passed in the National Textbook Program (PNLD 2014), and chosen as the first and second option by teachers in São Caitano - PE, raising aspects related to the variety of presented problems and issues, as well as educational issues addressed in the process of presentation and consolidation, as well as examine whether these collections meet the guidelines proposed by the National Curriculum Parameters (PCN). Our research is quantitative and qualitative nature, the interpretative analysis. These aspects will be analyzed in the textbook of 6 years using as a theoretical Theory of Conceptual Fields proposed by Gérard Vergnaud, whereby analyzes situations, invariants and representations linked to the concept and lead the student to take ownership of knowledge. With respect to situations, the two books analyzed present division issues by partition and division of shares, exercises are usually accompanied by symbolic representations of type drawings and images. Among the results found, we point out that most of the tasks corresponding to divide into equal parts or how many times a quantity fits into another. In both collections we observe the division of content linked to other concepts.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COSTA, Erika Jessica da.pdf1,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons