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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40613
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Título: | Mapeamento de recursos destinados ao acompanhamento individualizado em sala de aula invertida : design de um dispositivo modelado para o conteúdo de frações |
Autor(es): | LIMA JÚNIOR, Luiz Gustavo de |
Palavras-chave: | Matemática – Frações; Dispositivos Educacionais; Metodologias Educacionais; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 30-Jun-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LIMA JÚNIOR, Luiz Gustavo de. Mapeamento de recursos destinados ao acompanhamento individualizado em sala de aula invertida: design de um dispositivo modelado para o conteúdo de frações. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Esta pesquisa visa elaborar e validar um dispositivo computacional para auxiliar professores no acompanhamento do desenvolvimento do estudante e nas, consequentes, escolhas de materiais de conteúdo personalizado para a sala de aula invertida. Metodologia essa que inverte a lógica tradicional de aula, dando oportunidades e meios para que estudantes recebam e estudem o conteúdo em foco, em casa, deixando o tempo de aula dedicado a interações entre estudantes e professor, com base em atividades previamente planejadas. Desse modo, o professor assume a tarefa de mediador e os estudantes podem esclarecer suas dúvidas. Por outro lado, um acompanhamento personalizado requer estratégias e dispositivos para auxiliar o professor a lidar com esse processo em toda uma turma, grupo ou de forma individual. Isso requer uma melhor maneira de achar recursos apropriados para cada estudante sobre o conteúdo de frações. Para elaborar, testar e analisar o protótipo, focamos no conteúdo de frações. Em sua primeira versão, um estudo de caso com um estudante com dificuldades em frações, que, de forma iterada, passou por estudos a partir do material indicado, e por testes também sugeridos pelo dispositivo. Ao final da pesquisa, o protótipo do dispositivo foi composto de uma matriz de habilidades com variáveis que detalham o conhecimento; uma matriz relativa ao banco de vídeos; uma matriz de situações, uma matriz do desenvolvimento do estudante; e uma planilha com relatórios. Quanto aos resultados da aprendizagem da estudante, observou-se que ela conseguiu sanar todas as dificuldades que apresentou no penúltimo teste, a partir das últimas identificações. Durante o processo, observou-se, ainda, como a percepção do professor mudou em relação à aprendizagem esperada por cada vídeo. |
Descrição: | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GITIRANA GOMES-FERREIRA, V. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40613 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Luiz Gustavo de Lima Júnior.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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