Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40613
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes | - |
dc.contributor.author | LIMA JÚNIOR, Luiz Gustavo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-22T13:51:10Z | - |
dc.date.available | 2021-07-22T13:51:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA JÚNIOR, Luiz Gustavo de. Mapeamento de recursos destinados ao acompanhamento individualizado em sala de aula invertida: design de um dispositivo modelado para o conteúdo de frações. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40613 | - |
dc.description | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GITIRANA GOMES-FERREIRA, V. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visa elaborar e validar um dispositivo computacional para auxiliar professores no acompanhamento do desenvolvimento do estudante e nas, consequentes, escolhas de materiais de conteúdo personalizado para a sala de aula invertida. Metodologia essa que inverte a lógica tradicional de aula, dando oportunidades e meios para que estudantes recebam e estudem o conteúdo em foco, em casa, deixando o tempo de aula dedicado a interações entre estudantes e professor, com base em atividades previamente planejadas. Desse modo, o professor assume a tarefa de mediador e os estudantes podem esclarecer suas dúvidas. Por outro lado, um acompanhamento personalizado requer estratégias e dispositivos para auxiliar o professor a lidar com esse processo em toda uma turma, grupo ou de forma individual. Isso requer uma melhor maneira de achar recursos apropriados para cada estudante sobre o conteúdo de frações. Para elaborar, testar e analisar o protótipo, focamos no conteúdo de frações. Em sua primeira versão, um estudo de caso com um estudante com dificuldades em frações, que, de forma iterada, passou por estudos a partir do material indicado, e por testes também sugeridos pelo dispositivo. Ao final da pesquisa, o protótipo do dispositivo foi composto de uma matriz de habilidades com variáveis que detalham o conhecimento; uma matriz relativa ao banco de vídeos; uma matriz de situações, uma matriz do desenvolvimento do estudante; e uma planilha com relatórios. Quanto aos resultados da aprendizagem da estudante, observou-se que ela conseguiu sanar todas as dificuldades que apresentou no penúltimo teste, a partir das últimas identificações. Durante o processo, observou-se, ainda, como a percepção do professor mudou em relação à aprendizagem esperada por cada vídeo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Frações | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Educacionais | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de recursos destinados ao acompanhamento individualizado em sala de aula invertida : design de um dispositivo modelado para o conteúdo de frações | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8834898517674990 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4727708481050412 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to build and validate a computational device to help teachers on assessing student’s development and on choosing personalizesd content resources to flipped classroom. This research aims to build and validate a computational device that helps teachers in assessing student’s development and choosing personalized content resources to a flipped classroom. This teaching methodology inverts traditional class order, promoting opportunities and ways for students to access and study the focused content at home, letting class time dedicated to interactions among students and teacher, on the bases of activities previously prepared. On the one hand, the teacher plays the role of mediator and the students can take their time and overcome their difficuties. On the other hand, a personalized assessment requires devices and strategies to help teacher to deal with this process with a whole class, group, or individual. It requires a better way to find appropriate resources for each student or group of students. To design, try out, and analyze the prototype, we focused on the content of fractions. In the first version, a case study with a student with difficulties in learning fractions, who iterated, studied from resources pointed out by the prototype device, and undertook tests also suggested by the device. At the end of the research, the prototyped device comprised an ability matrix with variables that detail the knowledge; a matrix related to video database; a matrix of situations, a matrix of students assessment, and worksheets with reports. As regards the students learning results, she was able to overcome all her difficulties detected by the last test. Meanwhile, the results also showed how the teacher's perception changed regarding the expected learning from each video. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luiz Gustavo de Lima Júnior.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons