Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40613

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorLIMA JÚNIOR, Luiz Gustavo de-
dc.date.accessioned2021-07-22T13:51:10Z-
dc.date.available2021-07-22T13:51:10Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Luiz Gustavo de. Mapeamento de recursos destinados ao acompanhamento individualizado em sala de aula invertida: design de um dispositivo modelado para o conteúdo de frações. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40613-
dc.descriptionFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GITIRANA GOMES-FERREIRA, V.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa visa elaborar e validar um dispositivo computacional para auxiliar professores no acompanhamento do desenvolvimento do estudante e nas, consequentes, escolhas de materiais de conteúdo personalizado para a sala de aula invertida. Metodologia essa que inverte a lógica tradicional de aula, dando oportunidades e meios para que estudantes recebam e estudem o conteúdo em foco, em casa, deixando o tempo de aula dedicado a interações entre estudantes e professor, com base em atividades previamente planejadas. Desse modo, o professor assume a tarefa de mediador e os estudantes podem esclarecer suas dúvidas. Por outro lado, um acompanhamento personalizado requer estratégias e dispositivos para auxiliar o professor a lidar com esse processo em toda uma turma, grupo ou de forma individual. Isso requer uma melhor maneira de achar recursos apropriados para cada estudante sobre o conteúdo de frações. Para elaborar, testar e analisar o protótipo, focamos no conteúdo de frações. Em sua primeira versão, um estudo de caso com um estudante com dificuldades em frações, que, de forma iterada, passou por estudos a partir do material indicado, e por testes também sugeridos pelo dispositivo. Ao final da pesquisa, o protótipo do dispositivo foi composto de uma matriz de habilidades com variáveis que detalham o conhecimento; uma matriz relativa ao banco de vídeos; uma matriz de situações, uma matriz do desenvolvimento do estudante; e uma planilha com relatórios. Quanto aos resultados da aprendizagem da estudante, observou-se que ela conseguiu sanar todas as dificuldades que apresentou no penúltimo teste, a partir das últimas identificações. Durante o processo, observou-se, ainda, como a percepção do professor mudou em relação à aprendizagem esperada por cada vídeo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Fraçõespt_BR
dc.subjectDispositivos Educacionaispt_BR
dc.subjectMetodologias Educacionaispt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleMapeamento de recursos destinados ao acompanhamento individualizado em sala de aula invertida : design de um dispositivo modelado para o conteúdo de fraçõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8834898517674990pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to build and validate a computational device to help teachers on assessing student’s development and on choosing personalizesd content resources to flipped classroom. This research aims to build and validate a computational device that helps teachers in assessing student’s development and choosing personalized content resources to a flipped classroom. This teaching methodology inverts traditional class order, promoting opportunities and ways for students to access and study the focused content at home, letting class time dedicated to interactions among students and teacher, on the bases of activities previously prepared. On the one hand, the teacher plays the role of mediator and the students can take their time and overcome their difficuties. On the other hand, a personalized assessment requires devices and strategies to help teacher to deal with this process with a whole class, group, or individual. It requires a better way to find appropriate resources for each student or group of students. To design, try out, and analyze the prototype, we focused on the content of fractions. In the first version, a case study with a student with difficulties in learning fractions, who iterated, studied from resources pointed out by the prototype device, and undertook tests also suggested by the device. At the end of the research, the prototyped device comprised an ability matrix with variables that detail the knowledge; a matrix related to video database; a matrix of situations, a matrix of students assessment, and worksheets with reports. As regards the students learning results, she was able to overcome all her difficulties detected by the last test. Meanwhile, the results also showed how the teacher's perception changed regarding the expected learning from each video.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luiz Gustavo de Lima Júnior.pdf2,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons