Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581

Comparte esta pagina

Título : Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis.
Autor : PEREIRA JÚNIOR, André Tenório
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Livros didáticos; Números irracionais; Ensino fundamental
Fecha de publicación : 31-jul-2015
Citación : PEREIRA JÚNIOR, André Tenório. Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis. Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : O presente trabalho teve como objetivo analisar algumas abordagens referentes ao ensino do número π na coleção de livros didáticos ―Matemática: Imenes & Lellis‖, procurando apresentar as metodologias e técnicas sugeridas, além de apresentar como a obra está estruturada. A investigação abordou os textos relacionados à formalização do conceito do número π, explicitando os métodos e experimentos realizados durante esse processo. Foi realizada também uma análise sobre o contexto histórico para determinação do valor exato de π, a partir do método de Arquimedes, que envolve o estudo com polígonos regulares inscritos e circunscritos. Além disso, a abordagem contextual foi investigada, levando em consideração a problematização dos exercícios de maneira contextualizada, envolvendo outros elementos da própria matemática como também de outras ciências. Por fim, foram verificados todos os três tipos de atividades e demais seções que faziam referência a esse número irracional, fazendo uso de recortes para expor de forma detalhada os objetivos propostos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PEREIRA JÚNIOR, André Tenório.pdf2,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons