Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorPEREIRA JÚNIOR, André Tenório-
dc.date.accessioned2021-07-21T00:48:01Z-
dc.date.available2021-07-21T00:48:01Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.date.submitted2021-07-20-
dc.identifier.citationPEREIRA JÚNIOR, André Tenório. Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar algumas abordagens referentes ao ensino do número π na coleção de livros didáticos ―Matemática: Imenes & Lellis‖, procurando apresentar as metodologias e técnicas sugeridas, além de apresentar como a obra está estruturada. A investigação abordou os textos relacionados à formalização do conceito do número π, explicitando os métodos e experimentos realizados durante esse processo. Foi realizada também uma análise sobre o contexto histórico para determinação do valor exato de π, a partir do método de Arquimedes, que envolve o estudo com polígonos regulares inscritos e circunscritos. Além disso, a abordagem contextual foi investigada, levando em consideração a problematização dos exercícios de maneira contextualizada, envolvendo outros elementos da própria matemática como também de outras ciências. Por fim, foram verificados todos os três tipos de atividades e demais seções que faziam referência a esse número irracional, fazendo uso de recortes para expor de forma detalhada os objetivos propostos.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectNúmeros irracionaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAnálise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414444T7&tokenCaptchar=03AGdBq248ndzrMXEUfoxFcFZ_OTt7UKpWUAQAHvp7rVyJOvhCnPuljfr2sgOQQbJmdy1rEJ7xsGWtADOMgTqdInntH-Aq4-Kj-KbJJTsjv3umLnrQCU2YkCHn18Et3x4rK1U5fgyAXysL-9vQWRKsgYwN6S6uDv2TplncPWh3ZJ8mbe2BBN2-9Mc-XWMt59Tk5T6pyO6UWEhRym8zaQ3hOcZbtl9zfeUWyxCKd_jkuHGFYEzt2TMo-bFZ9iUj2a9v41-HzosOAVGQWFcS3BgcD3yvzo0sg5PfNvIQreCMTn374TB8Y38OGLWvo_594r2stctWlVgxv_8AoElFgFDLsIkCmc-AJWDjEW2UdKcHakQuWojoHZx2kiidLCamPCWptAN4tu1WI0K1kC6VJJY8zhMY7DqtPUwvdZMLM1JMyS1TC8jc0B6-AtnYkyqlaiv6Pxa47gdNv7-BaXudSmSp2VekkPC_7YQJlgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428906U1&tokenCaptchar=03AGdBq27b-EdyBC_3QXt_fRidyZFymiA2_JpnbKCDy-eVFydqYBV1oiiUq6-yMqJakOrlmZW00yL19a32fiRUjD2isN7IF0Hb4P1RISlKFznBrHJHRBaDQoV9YOc5QCHbY1h9-f7kOokaRc2zmMeqFKSja6N4KJEkTGAKTMenVdkYlTqFIcuOVJlvWAXfAN1uNbmUX7rm1Ug4aJc6HHTy4JCZ2K9jcNYbq-XEvBbKkAhrIfo-3B60xiGMm7sON7bnmBWSRuqUIqItMMd3RBgyS8_rqL96g6zAwBK1tp2dCm1H-3a4jNYJOsCuPYEYyYZgDa7IeqrdRBRrxWKEtMJUGvP88v_HTYDWMhEf6KUw7-nUKsUm1w9qUHstO2ssISz11_Hwmzy1XeDtpEifhxmK2txpg-A5VkwxOn7Ba2yPCvVtPQHEaCia4QLTJPEAwD-XoM0Yg3PqVnCNsV3uk7Ix68fKS5X1lQO3Pwpt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze some approaches for the teaching of π number in the collection of textbooks, "Mathematica: Imenes & Lellis", seeking to present the methodologies and techniques suggested, in addition to presenting how the work is structured. The investigation covered the texts related to the formalization of the concept of number π, explaining the methods and experiments performed during this process. It also performed an analysis of the historical context to determine the exact value of π, from Archimedes' method, which involves the study of regular polygons inscribed and circumscribed. In addition, the contextual approach was investigated, taking into account the questioning of the exercises in context involving other elements of mathematics itself as well as other sciences. Finally, we checked all three types of activities and other sections that made reference to this irrational number, using cutouts to expose in detail the proposed objectives.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA JÚNIOR, André Tenório.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons