Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | PEREIRA JÚNIOR, André Tenório | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T00:48:01Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21T00:48:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-20 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA JÚNIOR, André Tenório. Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar algumas abordagens referentes ao ensino do número π na coleção de livros didáticos ―Matemática: Imenes & Lellis‖, procurando apresentar as metodologias e técnicas sugeridas, além de apresentar como a obra está estruturada. A investigação abordou os textos relacionados à formalização do conceito do número π, explicitando os métodos e experimentos realizados durante esse processo. Foi realizada também uma análise sobre o contexto histórico para determinação do valor exato de π, a partir do método de Arquimedes, que envolve o estudo com polígonos regulares inscritos e circunscritos. Além disso, a abordagem contextual foi investigada, levando em consideração a problematização dos exercícios de maneira contextualizada, envolvendo outros elementos da própria matemática como também de outras ciências. Por fim, foram verificados todos os três tipos de atividades e demais seções que faziam referência a esse número irracional, fazendo uso de recortes para expor de forma detalhada os objetivos propostos. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Números irracionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414444T7&tokenCaptchar=03AGdBq248ndzrMXEUfoxFcFZ_OTt7UKpWUAQAHvp7rVyJOvhCnPuljfr2sgOQQbJmdy1rEJ7xsGWtADOMgTqdInntH-Aq4-Kj-KbJJTsjv3umLnrQCU2YkCHn18Et3x4rK1U5fgyAXysL-9vQWRKsgYwN6S6uDv2TplncPWh3ZJ8mbe2BBN2-9Mc-XWMt59Tk5T6pyO6UWEhRym8zaQ3hOcZbtl9zfeUWyxCKd_jkuHGFYEzt2TMo-bFZ9iUj2a9v41-HzosOAVGQWFcS3BgcD3yvzo0sg5PfNvIQreCMTn374TB8Y38OGLWvo_594r2stctWlVgxv_8AoElFgFDLsIkCmc-AJWDjEW2UdKcHakQuWojoHZx2kiidLCamPCWptAN4tu1WI0K1kC6VJJY8zhMY7DqtPUwvdZMLM1JMyS1TC8jc0B6-AtnYkyqlaiv6Pxa47gdNv7-BaXudSmSp2VekkPC_7YQJlg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428906U1&tokenCaptchar=03AGdBq27b-EdyBC_3QXt_fRidyZFymiA2_JpnbKCDy-eVFydqYBV1oiiUq6-yMqJakOrlmZW00yL19a32fiRUjD2isN7IF0Hb4P1RISlKFznBrHJHRBaDQoV9YOc5QCHbY1h9-f7kOokaRc2zmMeqFKSja6N4KJEkTGAKTMenVdkYlTqFIcuOVJlvWAXfAN1uNbmUX7rm1Ug4aJc6HHTy4JCZ2K9jcNYbq-XEvBbKkAhrIfo-3B60xiGMm7sON7bnmBWSRuqUIqItMMd3RBgyS8_rqL96g6zAwBK1tp2dCm1H-3a4jNYJOsCuPYEYyYZgDa7IeqrdRBRrxWKEtMJUGvP88v_HTYDWMhEf6KUw7-nUKsUm1w9qUHstO2ssISz11_Hwmzy1XeDtpEifhxmK2txpg-A5VkwxOn7Ba2yPCvVtPQHEaCia4QLTJPEAwD-XoM0Yg3PqVnCNsV3uk7Ix68fKS5X1lQO3Pw | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to analyze some approaches for the teaching of π number in the collection of textbooks, "Mathematica: Imenes & Lellis", seeking to present the methodologies and techniques suggested, in addition to presenting how the work is structured. The investigation covered the texts related to the formalization of the concept of number π, explaining the methods and experiments performed during this process. It also performed an analysis of the historical context to determine the exact value of π, from Archimedes' method, which involves the study of regular polygons inscribed and circumscribed. In addition, the contextual approach was investigated, taking into account the questioning of the exercises in context involving other elements of mathematics itself as well as other sciences. Finally, we checked all three types of activities and other sections that made reference to this irrational number, using cutouts to expose in detail the proposed objectives. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA JÚNIOR, André Tenório.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons