Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581

Share on

Title: Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis.
Authors: PEREIRA JÚNIOR, André Tenório
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Livros didáticos; Números irracionais; Ensino fundamental
Issue Date: 31-Jul-2015
Citation: PEREIRA JÚNIOR, André Tenório. Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar algumas abordagens referentes ao ensino do número π na coleção de livros didáticos ―Matemática: Imenes & Lellis‖, procurando apresentar as metodologias e técnicas sugeridas, além de apresentar como a obra está estruturada. A investigação abordou os textos relacionados à formalização do conceito do número π, explicitando os métodos e experimentos realizados durante esse processo. Foi realizada também uma análise sobre o contexto histórico para determinação do valor exato de π, a partir do método de Arquimedes, que envolve o estudo com polígonos regulares inscritos e circunscritos. Além disso, a abordagem contextual foi investigada, levando em consideração a problematização dos exercícios de maneira contextualizada, envolvendo outros elementos da própria matemática como também de outras ciências. Por fim, foram verificados todos os três tipos de atividades e demais seções que faziam referência a esse número irracional, fazendo uso de recortes para expor de forma detalhada os objetivos propostos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEREIRA JÚNIOR, André Tenório.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons