Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581
Share on
Title: | Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis. |
Authors: | PEREIRA JÚNIOR, André Tenório |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Livros didáticos; Números irracionais; Ensino fundamental |
Issue Date: | 31-Jul-2015 |
Citation: | PEREIRA JÚNIOR, André Tenório. Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo analisar algumas abordagens referentes ao ensino do número π na coleção de livros didáticos ―Matemática: Imenes & Lellis‖, procurando apresentar as metodologias e técnicas sugeridas, além de apresentar como a obra está estruturada. A investigação abordou os textos relacionados à formalização do conceito do número π, explicitando os métodos e experimentos realizados durante esse processo. Foi realizada também uma análise sobre o contexto histórico para determinação do valor exato de π, a partir do método de Arquimedes, que envolve o estudo com polígonos regulares inscritos e circunscritos. Além disso, a abordagem contextual foi investigada, levando em consideração a problematização dos exercícios de maneira contextualizada, envolvendo outros elementos da própria matemática como também de outras ciências. Por fim, foram verificados todos os três tipos de atividades e demais seções que faziam referência a esse número irracional, fazendo uso de recortes para expor de forma detalhada os objetivos propostos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA JÚNIOR, André Tenório.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License