Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581
Comparte esta pagina
Título : | Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis. |
Autor : | PEREIRA JÚNIOR, André Tenório |
Palabras clave : | Matemática - Estudo e ensino; Livros didáticos; Números irracionais; Ensino fundamental |
Fecha de publicación : | 31-jul-2015 |
Citación : | PEREIRA JÚNIOR, André Tenório. Análise da abordagem conceitual, histórica e contextual do número π(Pi) na coleção ―Matemática: Imenes & Lellis. Caruaru: O Autor, 2015. |
Resumen : | O presente trabalho teve como objetivo analisar algumas abordagens referentes ao ensino do número π na coleção de livros didáticos ―Matemática: Imenes & Lellis‖, procurando apresentar as metodologias e técnicas sugeridas, além de apresentar como a obra está estruturada. A investigação abordou os textos relacionados à formalização do conceito do número π, explicitando os métodos e experimentos realizados durante esse processo. Foi realizada também uma análise sobre o contexto histórico para determinação do valor exato de π, a partir do método de Arquimedes, que envolve o estudo com polígonos regulares inscritos e circunscritos. Além disso, a abordagem contextual foi investigada, levando em consideração a problematização dos exercícios de maneira contextualizada, envolvendo outros elementos da própria matemática como também de outras ciências. Por fim, foram verificados todos os três tipos de atividades e demais seções que faziam referência a esse número irracional, fazendo uso de recortes para expor de forma detalhada os objetivos propostos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40581 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA JÚNIOR, André Tenório.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons