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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39380
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Título: | Análise linguística na sala de aula : interação entre livro didático e prática docente |
Autor(es): | SOUZA, Karla Rossana Rodrigues de |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa; Ensino; Análise linguística; Livro didático |
Data do documento: | 7-Jul-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SOUZA, Karla Rossana Rodrigues de. Análise linguística na sala de aula: interação entre livro didático e prática docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | O estudo dos conhecimentos linguísticos interligado às práticas de leitura, oralidade e escrita favorece a aprendizagem da Língua Portuguesa ao enfatizar as funções sociais da linguagem, tornando o processo de ensino mais dinâmico e eficaz. Dito isso, a presente pesquisa buscou investigar como os conhecimentos linguísticos são ensinados nos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Pernambuco, em uma turma do 7º ano de uma escola estadual da GRE Recife Sul, partindo do pressuposto que cabe ao docente em sua prática pedagógica empregar diversos recursos e ferramentas didáticas para concretizar tal eficácia no cotidiano escolar, embora o instrumento central nas práticas escolares ainda seja o livro didático. Neste sentido, buscou-se analisar e investigar esse material didático ainda tão presente nas salas de aula brasileiras, porém, enfatizando na realidade como ocorrem os processos interativos entre o livro didático e o trabalho docente, em se tratando do eixo da análise linguística. Tem-se, desse modo, uma pesquisa de viés qualitativo, com base no paradigma indiciário, uma vez que se tratou de um levantamento analítico e interpretativo dos dados coletados para em seguida concretizar-se enquanto pesquisa-ação, já que foi proposta uma atividade de intervenção em campo. Os resultados coletados apontaram para a relevância da ressignificação das práticas de ensino acerca da análise linguística, além de confirmarem a ideia de que o ensino da Língua Portuguesa se vincula a fatores ou elementos que dependem realmente das concepções ou crenças de cada docente, como por exemplo, as noções de língua/linguagem, ensino e gramática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39380 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
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