Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39380
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Ana Maria Costa de Araújo | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Karla Rossana Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-17T22:27:40Z | - |
dc.date.available | 2021-03-17T22:27:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Karla Rossana Rodrigues de. Análise linguística na sala de aula: interação entre livro didático e prática docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39380 | - |
dc.description.abstract | O estudo dos conhecimentos linguísticos interligado às práticas de leitura, oralidade e escrita favorece a aprendizagem da Língua Portuguesa ao enfatizar as funções sociais da linguagem, tornando o processo de ensino mais dinâmico e eficaz. Dito isso, a presente pesquisa buscou investigar como os conhecimentos linguísticos são ensinados nos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Pernambuco, em uma turma do 7º ano de uma escola estadual da GRE Recife Sul, partindo do pressuposto que cabe ao docente em sua prática pedagógica empregar diversos recursos e ferramentas didáticas para concretizar tal eficácia no cotidiano escolar, embora o instrumento central nas práticas escolares ainda seja o livro didático. Neste sentido, buscou-se analisar e investigar esse material didático ainda tão presente nas salas de aula brasileiras, porém, enfatizando na realidade como ocorrem os processos interativos entre o livro didático e o trabalho docente, em se tratando do eixo da análise linguística. Tem-se, desse modo, uma pesquisa de viés qualitativo, com base no paradigma indiciário, uma vez que se tratou de um levantamento analítico e interpretativo dos dados coletados para em seguida concretizar-se enquanto pesquisa-ação, já que foi proposta uma atividade de intervenção em campo. Os resultados coletados apontaram para a relevância da ressignificação das práticas de ensino acerca da análise linguística, além de confirmarem a ideia de que o ensino da Língua Portuguesa se vincula a fatores ou elementos que dependem realmente das concepções ou crenças de cada docente, como por exemplo, as noções de língua/linguagem, ensino e gramática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Análise linguística na sala de aula : interação entre livro didático e prática docente | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3940995500351427 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9706476458043027 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study of linguistic knowledge linked to reading, speaking and writing practices favors the learning of the Portuguese language by emphasizing the social functions of language, making the teaching process more dynamic and effective. That said, this research sought to investigate how linguistic knowledge is taught in the Final Years of Elementary Education in the state public network of Pernambuco, in a 7th grade class at a state school in GRE Recife Sul, based on the assumption that it is up to the teacher in its pedagogical practice employs several didactic resources and tools to achieve such effectiveness in school daily life, although the central instrument in school practices is still the textbook. In this sense, we sought to analyze and investigate this didactic material that is still so present in Brazilian classrooms, however, emphasizing in reality how the interactive processes between the textbook and the teaching work occur, in the case of the linguistic analysis axis. In this way, there is a qualitative research, based on the indicative paradigm, since it was an analytical and interpretative survey of the data collected to subsequently materialize as an action research, since an activity was proposed field intervention. The collected results pointed to the relevance of the reframing of teaching practices about linguistic analysis, in addition to confirming the idea that the teaching of the Portuguese language is linked to factors or elements that really depend on the conceptions or beliefs of each teacher, such as, the notions of language / language, teaching and grammar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Karla Rossana Rodrigues de Souza.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons