Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148
Compartilhe esta página
Título: | Vídeo didático: contribuições para o processo inclusão de alunos cegos nas aulas de biologia |
Autor(es): | SILVA, Fernanda Maria da |
Palavras-chave: | Audiodescrição; Recurso Audiovisual; Vídeo Didático; Deficientes Visuais; Ensino de Ciências |
Data do documento: | 26-Jun-2019 |
Citação: | SILVA, F. M. |
Abstract: | A utilização de vídeo aula é comum no ambiente escolar e muitos professores fazem o uso de vídeos didáticos a fim de atrair a atenção dos alunos, estimular o senso crítico e auxiliar no ensino aprendizagem dos mesmos. Na sociedade atual o uso de vídeo está cada dia mais sendo explorado, seja para a diversão ou para aprender algo novo, sendo bastante comum alunos utilizarem este meio para aprender sobre diversos conteúdos, incluindo biologia. Visto que alunos deficientes visuais não possuem materiais acessíveis a disposição para utilizarem, o presente trabalho consiste na proposta de criação de um vídeo didático que integre o recurso de audiodescrição, ou seja, um vídeo que possua legenda audiodescritiva para ser utilizada em sala de aula, com enfoco em vídeos didáticos em prol de auxiliar processo de inclusão para pessoas deficientes visuais e/ou baixa visão na sala de aula durante aulas de biologia, acarretando assim o acesso à informação e promovendo de maneira inclusiva o ensino aprendizado deste. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Fernanda Maria da.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons