Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148

Share on

Title: Vídeo didático: contribuições para o processo inclusão de alunos cegos nas aulas de biologia
Authors: SILVA, Fernanda Maria da
Keywords: Audiodescrição; Recurso Audiovisual; Vídeo Didático; Deficientes Visuais; Ensino de Ciências
Issue Date: 26-Jun-2019
Citation: SILVA, F. M.
Abstract: A utilização de vídeo aula é comum no ambiente escolar e muitos professores fazem o uso de vídeos didáticos a fim de atrair a atenção dos alunos, estimular o senso crítico e auxiliar no ensino aprendizagem dos mesmos. Na sociedade atual o uso de vídeo está cada dia mais sendo explorado, seja para a diversão ou para aprender algo novo, sendo bastante comum alunos utilizarem este meio para aprender sobre diversos conteúdos, incluindo biologia. Visto que alunos deficientes visuais não possuem materiais acessíveis a disposição para utilizarem, o presente trabalho consiste na proposta de criação de um vídeo didático que integre o recurso de audiodescrição, ou seja, um vídeo que possua legenda audiodescritiva para ser utilizada em sala de aula, com enfoco em vídeos didáticos em prol de auxiliar processo de inclusão para pessoas deficientes visuais e/ou baixa visão na sala de aula durante aulas de biologia, acarretando assim o acesso à informação e promovendo de maneira inclusiva o ensino aprendizado deste.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Fernanda Maria da.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons