Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148
Share on
Title: | Vídeo didático: contribuições para o processo inclusão de alunos cegos nas aulas de biologia |
Authors: | SILVA, Fernanda Maria da |
Keywords: | Audiodescrição; Recurso Audiovisual; Vídeo Didático; Deficientes Visuais; Ensino de Ciências |
Issue Date: | 26-Jun-2019 |
Citation: | SILVA, F. M. |
Abstract: | A utilização de vídeo aula é comum no ambiente escolar e muitos professores fazem o uso de vídeos didáticos a fim de atrair a atenção dos alunos, estimular o senso crítico e auxiliar no ensino aprendizagem dos mesmos. Na sociedade atual o uso de vídeo está cada dia mais sendo explorado, seja para a diversão ou para aprender algo novo, sendo bastante comum alunos utilizarem este meio para aprender sobre diversos conteúdos, incluindo biologia. Visto que alunos deficientes visuais não possuem materiais acessíveis a disposição para utilizarem, o presente trabalho consiste na proposta de criação de um vídeo didático que integre o recurso de audiodescrição, ou seja, um vídeo que possua legenda audiodescritiva para ser utilizada em sala de aula, com enfoco em vídeos didáticos em prol de auxiliar processo de inclusão para pessoas deficientes visuais e/ou baixa visão na sala de aula durante aulas de biologia, acarretando assim o acesso à informação e promovendo de maneira inclusiva o ensino aprendizado deste. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Fernanda Maria da.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License