Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Fernanda Maria da-
dc.date.accessioned2019-09-02T22:08:11Z-
dc.date.available2019-09-02T22:08:11Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.date.submitted2019-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, F. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148-
dc.description.abstractA utilização de vídeo aula é comum no ambiente escolar e muitos professores fazem o uso de vídeos didáticos a fim de atrair a atenção dos alunos, estimular o senso crítico e auxiliar no ensino aprendizagem dos mesmos. Na sociedade atual o uso de vídeo está cada dia mais sendo explorado, seja para a diversão ou para aprender algo novo, sendo bastante comum alunos utilizarem este meio para aprender sobre diversos conteúdos, incluindo biologia. Visto que alunos deficientes visuais não possuem materiais acessíveis a disposição para utilizarem, o presente trabalho consiste na proposta de criação de um vídeo didático que integre o recurso de audiodescrição, ou seja, um vídeo que possua legenda audiodescritiva para ser utilizada em sala de aula, com enfoco em vídeos didáticos em prol de auxiliar processo de inclusão para pessoas deficientes visuais e/ou baixa visão na sala de aula durante aulas de biologia, acarretando assim o acesso à informação e promovendo de maneira inclusiva o ensino aprendizado deste.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectRecurso Audiovisualpt_BR
dc.subjectVídeo Didáticopt_BR
dc.subjectDeficientes Visuaispt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleVídeo didático: contribuições para o processo inclusão de alunos cegos nas aulas de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Ewerton Luís da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxThe use of video lesson is common in the school environment and many teachers make use of didactic videos in order to attract the attention of the students, stimulate the critical sense and help in teaching them. In today's society the use of video is increasingly being explored, whether for fun or to learn something new, and it is quite common for students to use this medium to learn about various contents, including biology. Since the visually impaired students do not have accessible materials to use, the present work consists of the proposal to create a didactic video that integrates the audio description feature, ie a video that has audiodescriptive subtitles to be used in the classroom, with a focus on teaching videos to assist the process of inclusion for the visually impaired and / or low vision in the classroom during biology classes, thus providing access to information and promoting in an inclusive way the teaching of the latter.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1426360415572716pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Fernanda Maria da.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons