Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Fernanda Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T22:08:11Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T22:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, F. M. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32148 | - |
dc.description.abstract | A utilização de vídeo aula é comum no ambiente escolar e muitos professores fazem o uso de vídeos didáticos a fim de atrair a atenção dos alunos, estimular o senso crítico e auxiliar no ensino aprendizagem dos mesmos. Na sociedade atual o uso de vídeo está cada dia mais sendo explorado, seja para a diversão ou para aprender algo novo, sendo bastante comum alunos utilizarem este meio para aprender sobre diversos conteúdos, incluindo biologia. Visto que alunos deficientes visuais não possuem materiais acessíveis a disposição para utilizarem, o presente trabalho consiste na proposta de criação de um vídeo didático que integre o recurso de audiodescrição, ou seja, um vídeo que possua legenda audiodescritiva para ser utilizada em sala de aula, com enfoco em vídeos didáticos em prol de auxiliar processo de inclusão para pessoas deficientes visuais e/ou baixa visão na sala de aula durante aulas de biologia, acarretando assim o acesso à informação e promovendo de maneira inclusiva o ensino aprendizado deste. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
dc.subject | Recurso Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Vídeo Didático | pt_BR |
dc.subject | Deficientes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Vídeo didático: contribuições para o processo inclusão de alunos cegos nas aulas de biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Ewerton Luís da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of video lesson is common in the school environment and many teachers make use of didactic videos in order to attract the attention of the students, stimulate the critical sense and help in teaching them. In today's society the use of video is increasingly being explored, whether for fun or to learn something new, and it is quite common for students to use this medium to learn about various contents, including biology. Since the visually impaired students do not have accessible materials to use, the present work consists of the proposal to create a didactic video that integrates the audio description feature, ie a video that has audiodescriptive subtitles to be used in the classroom, with a focus on teaching videos to assist the process of inclusion for the visually impaired and / or low vision in the classroom during biology classes, thus providing access to information and promoting in an inclusive way the teaching of the latter. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1426360415572716 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Fernanda Maria da.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons