Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29227

Comparte esta pagina

Título : Origami euclidiano
Autor : FRANÇA, Emanuella Martins de
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Geometria; Origami; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 28-abr-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Nosso trabalho mostra os resultados de um experimento utilizando origami para o ensino de Geometria; a atividade, mais precisamente, desafiou os voluntários a evocarem seus conhecimentos prévios para a resolução dos desafios propostos a partir do uso do origami e como essa utilização pode favorecer esse ensino. Devido as dificuldades, pudemos constatar que a Geometria foi e ainda é importante na formação não apenas de engenheiros, arquitetos, designers, desenhistas, topógrafos, cartógrafos, projetistas, pilotos, físicos, escultores, mas na vida profissional de qualquer cidadão, principalmente professores de Matemática e Geometria Gráfica. Para este propósito, sondamos o porquê do abandono da Geometria, mais precisamente das construções a régua e compasso, já que tínhamos a impressão de que esses instrumentos podem ter sido um dos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem na formação de professores, e perpetuadas para os alunos ao longo das décadas. Temos como principal hipótese que os alunos, que ingressam nos cursos de Licenciatura em Expressão Gráfica e áreas afins, não possuem um conhecimento prévio favorável à aprendizagem destes e outros conteúdos necessários às suas formações, advindos da negligencia do ensino desses saberes nas escolas públicas. Para comprovar nossa hipótese, iremos analisar a resolução de problemas de construção pelos sujeitos em dois ambientes: régua e compasso versus origami, para identificar técnicas e elementos tecnológicos e teóricos em jogo no cumprimento das tarefas do gênero “construir” por alunos do curso de Licenciatura em Expressão Gráfica à luz da Teoria Antropológica do Didático.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29227
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Emanuella Martins de França.pdf2,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons