Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29227

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorFRANÇA, Emanuella Martins de-
dc.date.accessioned2019-02-18T22:27:46Z-
dc.date.available2019-02-18T22:27:46Z-
dc.date.issued2016-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29227-
dc.description.abstractNosso trabalho mostra os resultados de um experimento utilizando origami para o ensino de Geometria; a atividade, mais precisamente, desafiou os voluntários a evocarem seus conhecimentos prévios para a resolução dos desafios propostos a partir do uso do origami e como essa utilização pode favorecer esse ensino. Devido as dificuldades, pudemos constatar que a Geometria foi e ainda é importante na formação não apenas de engenheiros, arquitetos, designers, desenhistas, topógrafos, cartógrafos, projetistas, pilotos, físicos, escultores, mas na vida profissional de qualquer cidadão, principalmente professores de Matemática e Geometria Gráfica. Para este propósito, sondamos o porquê do abandono da Geometria, mais precisamente das construções a régua e compasso, já que tínhamos a impressão de que esses instrumentos podem ter sido um dos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem na formação de professores, e perpetuadas para os alunos ao longo das décadas. Temos como principal hipótese que os alunos, que ingressam nos cursos de Licenciatura em Expressão Gráfica e áreas afins, não possuem um conhecimento prévio favorável à aprendizagem destes e outros conteúdos necessários às suas formações, advindos da negligencia do ensino desses saberes nas escolas públicas. Para comprovar nossa hipótese, iremos analisar a resolução de problemas de construção pelos sujeitos em dois ambientes: régua e compasso versus origami, para identificar técnicas e elementos tecnológicos e teóricos em jogo no cumprimento das tarefas do gênero “construir” por alunos do curso de Licenciatura em Expressão Gráfica à luz da Teoria Antropológica do Didático.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleOrigami euclidianopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2954602824642174pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxOur work shows the results of an experiment using origami for the teaching of Geometry, and the activity more precisely challenged the volunteers when and how Origami can favor this teaching and evoke their previous knowledge to solve the proposed challenges. Due to its difficulties we can verify that Geometry was and still is important in the formation not only of engineers, architects, designers, draftsmen, surveyors, cartographers, designers, pilots, physicists, sculptors, but in the professional life of any citizen, especially Mathematics, Geometry and Graphics teachers. For this purpose, we will enquiry why the abandonment of geometry, specifically the structures to the rule and compass may have been one reason for the difficulties of learning in teacher education, transmitted to students over the decades. Our main hypothesis that the students in the Degree courses in Graphic Expression and correlated fields do not have a favourable previous knowledge learning these and other subject necessary for their formations, arising from negligence of teaching such knowledge in public schools. To prove our hypothesis, we will analyse the resolution of construction problems by who in both environments: ruler and compass versus origami, to identify technical and technological and theoretical elements at performance in the fulfilment of gender tasks "to build" by Degree Course Students Graphic Expression in the light of the Didactic Anthropological Theory.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Emanuella Martins de França.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons