Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28896

Compartilhe esta página

Título: Conceitos Ecológicos utilizados por alunos do Ensino Médio na compreensão de questões ambientais
Autor(es): CARVALHO, Maria Eduarda Alves de
Palavras-chave: Ecologia; Ensino; Ensino de Ciências; Ensino Médio
Data do documento: 20-Nov-2018
Citação: CARVALHO, M. E. A.
Abstract: Nas questões ambientais estão inseridos conceitos da ciência Ecologia que podem apresentar diferentes significados dependendo dos atores sociais. O objetivo dessa pesquisa foi verificar se os alunos do Ensino Médio utilizaram informações da ciência Ecologia na compreensão de questões ambientais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para estabelecer as diferenças conceituais existentes entre Ecologia, Ecologia Social e Ambientalismo e outro estudo de cunho qualitativo para compreender o conceito de Ecologia utilizado por alunos do Ensino Médio. O tratamento das informações foi feito utilizando a metodologia da Análise do Conteúdo. Foram identificadas quatro categorias de análise: Educação, Solução Técnica, Fiscalização/Penalização e Solução do Poder Público. Os estudantes do ensino médio apresentaram respostas com soluções que se remeteram às ações de cunho ambientalista, propondo soluções generalistas e que não estavam embasadas no uso de conceitos ecológicos acadêmicos para justificar suas propostas. Quando estavam embasadas, existiam equívocos conceituais e propostas pouco eficientes e pontuais para solucionar as questões ambientais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28896
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO, Maria Eduarda Alves de.pdf760,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons