Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28896

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Gilmar Beserra de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Maria Eduarda Alves de-
dc.date.accessioned2019-02-04T16:58:37Z-
dc.date.available2019-02-04T16:58:37Z-
dc.date.issued2018-11-20-
dc.date.submitted2019-02-04-
dc.identifier.citationCARVALHO, M. E. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28896-
dc.description.abstractNas questões ambientais estão inseridos conceitos da ciência Ecologia que podem apresentar diferentes significados dependendo dos atores sociais. O objetivo dessa pesquisa foi verificar se os alunos do Ensino Médio utilizaram informações da ciência Ecologia na compreensão de questões ambientais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para estabelecer as diferenças conceituais existentes entre Ecologia, Ecologia Social e Ambientalismo e outro estudo de cunho qualitativo para compreender o conceito de Ecologia utilizado por alunos do Ensino Médio. O tratamento das informações foi feito utilizando a metodologia da Análise do Conteúdo. Foram identificadas quatro categorias de análise: Educação, Solução Técnica, Fiscalização/Penalização e Solução do Poder Público. Os estudantes do ensino médio apresentaram respostas com soluções que se remeteram às ações de cunho ambientalista, propondo soluções generalistas e que não estavam embasadas no uso de conceitos ecológicos acadêmicos para justificar suas propostas. Quando estavam embasadas, existiam equívocos conceituais e propostas pouco eficientes e pontuais para solucionar as questões ambientais.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleConceitos Ecológicos utilizados por alunos do Ensino Médio na compreensão de questões ambientaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777751U8pt_BR
dc.description.abstractxConcepts of the science of Ecology are inserted in the environmental issues, and can assume different meanings depending on the social actors. This research aimed at verifying whether High School students use information from the science of Ecology for the comprehension of environmental questions. A literature survey was carried out to firstly establish the conceptual differences between Ecology, Social Ecology and Environmentalism. Further, a qualitative study was proceeded in order to understand the concept of Ecology applied by High School students. The information processing used the Content Analysis methodology. Four categories of analysis were identified: Education, Technical Solution, Inspection/ Penalization and Solution by the Public Government. High school students gave answers with solutions that refer to environmental issues, proposing general answers which were not based on the use of ecological concepts to justify their proposals. When elucidation proposals were sciencebased, there were conceptual misunderstandings and less efficient and punctual solutions to solve environmental problems.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO, Maria Eduarda Alves de.pdf760,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons