Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28896
Share on
Title: | Conceitos Ecológicos utilizados por alunos do Ensino Médio na compreensão de questões ambientais |
Authors: | CARVALHO, Maria Eduarda Alves de |
Keywords: | Ecologia; Ensino; Ensino de Ciências; Ensino Médio |
Issue Date: | 20-Nov-2018 |
Citation: | CARVALHO, M. E. A. |
Abstract: | Nas questões ambientais estão inseridos conceitos da ciência Ecologia que podem apresentar diferentes significados dependendo dos atores sociais. O objetivo dessa pesquisa foi verificar se os alunos do Ensino Médio utilizaram informações da ciência Ecologia na compreensão de questões ambientais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para estabelecer as diferenças conceituais existentes entre Ecologia, Ecologia Social e Ambientalismo e outro estudo de cunho qualitativo para compreender o conceito de Ecologia utilizado por alunos do Ensino Médio. O tratamento das informações foi feito utilizando a metodologia da Análise do Conteúdo. Foram identificadas quatro categorias de análise: Educação, Solução Técnica, Fiscalização/Penalização e Solução do Poder Público. Os estudantes do ensino médio apresentaram respostas com soluções que se remeteram às ações de cunho ambientalista, propondo soluções generalistas e que não estavam embasadas no uso de conceitos ecológicos acadêmicos para justificar suas propostas. Quando estavam embasadas, existiam equívocos conceituais e propostas pouco eficientes e pontuais para solucionar as questões ambientais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28896 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO, Maria Eduarda Alves de.pdf | 760,01 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License