Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28896

Comparte esta pagina

Título : Conceitos Ecológicos utilizados por alunos do Ensino Médio na compreensão de questões ambientais
Autor : CARVALHO, Maria Eduarda Alves de
Palabras clave : Ecologia; Ensino; Ensino de Ciências; Ensino Médio
Fecha de publicación : 20-nov-2018
Citación : CARVALHO, M. E. A.
Resumen : Nas questões ambientais estão inseridos conceitos da ciência Ecologia que podem apresentar diferentes significados dependendo dos atores sociais. O objetivo dessa pesquisa foi verificar se os alunos do Ensino Médio utilizaram informações da ciência Ecologia na compreensão de questões ambientais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para estabelecer as diferenças conceituais existentes entre Ecologia, Ecologia Social e Ambientalismo e outro estudo de cunho qualitativo para compreender o conceito de Ecologia utilizado por alunos do Ensino Médio. O tratamento das informações foi feito utilizando a metodologia da Análise do Conteúdo. Foram identificadas quatro categorias de análise: Educação, Solução Técnica, Fiscalização/Penalização e Solução do Poder Público. Os estudantes do ensino médio apresentaram respostas com soluções que se remeteram às ações de cunho ambientalista, propondo soluções generalistas e que não estavam embasadas no uso de conceitos ecológicos acadêmicos para justificar suas propostas. Quando estavam embasadas, existiam equívocos conceituais e propostas pouco eficientes e pontuais para solucionar as questões ambientais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28896
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARVALHO, Maria Eduarda Alves de.pdf760,01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons