Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26258

Compartilhe esta página

Título: Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o ensino de histologia
Autor(es): SILVA, Márcia Maria da
Palavras-chave: Histologia; Materiais de Ensino; Ensino Médio
Data do documento: 5-Set-2018
Citação: SILVA, M. M.
Abstract: Das 28 mil escolas que ofertam o ensino médio no Brasil, apenas 51,3% apresentam laboratórios, que é o local adequado para o desenvolvimento de atividade experimentais, expositivas e práticas. Na sua falta, o professor se vê na necessidade de utilizar os mais variados recursos didáticos para auxiliar o processo de ensinoaprendizagem. Assim, as cartilhas surgem como um instrumento de apoio ao professor, pois quando aliadas a estratégias didáticas podem ajudar nesse processo. A cartilha possui linguagem simples e pode contar com ilustrações, o que nesse caso, amplia as potencialidades de compreensão do conteúdo. Assim objetivamos nesse trabalho elaborar uma cartilha sobre o tecido epitelial, bem como analisar as possibilidades de uso do recurso a partir das impressões dos professores sobre a mesma, coletadas por meio de um questionário. O conjunto de informações obtidas a partir do questionário aplicado com dois professores, foram avaliados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Foram definidas a priori duas categorias de análise:1) percepção e função; 2) valorização e utilização. A partir da análise das informações foi possível perceber que o recurso foi bem avaliado pelos professores, considerado como uma ferramenta que poderá ser usada para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26258
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Márcia Maria da.pdf4,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons