Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26258
Compartilhe esta página
Título: | Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o ensino de histologia |
Autor(es): | SILVA, Márcia Maria da |
Palavras-chave: | Histologia; Materiais de Ensino; Ensino Médio |
Data do documento: | 5-Set-2018 |
Citação: | SILVA, M. M. |
Abstract: | Das 28 mil escolas que ofertam o ensino médio no Brasil, apenas 51,3% apresentam laboratórios, que é o local adequado para o desenvolvimento de atividade experimentais, expositivas e práticas. Na sua falta, o professor se vê na necessidade de utilizar os mais variados recursos didáticos para auxiliar o processo de ensinoaprendizagem. Assim, as cartilhas surgem como um instrumento de apoio ao professor, pois quando aliadas a estratégias didáticas podem ajudar nesse processo. A cartilha possui linguagem simples e pode contar com ilustrações, o que nesse caso, amplia as potencialidades de compreensão do conteúdo. Assim objetivamos nesse trabalho elaborar uma cartilha sobre o tecido epitelial, bem como analisar as possibilidades de uso do recurso a partir das impressões dos professores sobre a mesma, coletadas por meio de um questionário. O conjunto de informações obtidas a partir do questionário aplicado com dois professores, foram avaliados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Foram definidas a priori duas categorias de análise:1) percepção e função; 2) valorização e utilização. A partir da análise das informações foi possível perceber que o recurso foi bem avaliado pelos professores, considerado como uma ferramenta que poderá ser usada para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26258 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Márcia Maria da.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons