Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26258
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FARIAS, Gilmar Beserra de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Márcia Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T20:54:14Z | - |
dc.date.available | 2018-09-05T20:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, M. M. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26258 | - |
dc.description.abstract | Das 28 mil escolas que ofertam o ensino médio no Brasil, apenas 51,3% apresentam laboratórios, que é o local adequado para o desenvolvimento de atividade experimentais, expositivas e práticas. Na sua falta, o professor se vê na necessidade de utilizar os mais variados recursos didáticos para auxiliar o processo de ensinoaprendizagem. Assim, as cartilhas surgem como um instrumento de apoio ao professor, pois quando aliadas a estratégias didáticas podem ajudar nesse processo. A cartilha possui linguagem simples e pode contar com ilustrações, o que nesse caso, amplia as potencialidades de compreensão do conteúdo. Assim objetivamos nesse trabalho elaborar uma cartilha sobre o tecido epitelial, bem como analisar as possibilidades de uso do recurso a partir das impressões dos professores sobre a mesma, coletadas por meio de um questionário. O conjunto de informações obtidas a partir do questionário aplicado com dois professores, foram avaliados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Foram definidas a priori duas categorias de análise:1) percepção e função; 2) valorização e utilização. A partir da análise das informações foi possível perceber que o recurso foi bem avaliado pelos professores, considerado como uma ferramenta que poderá ser usada para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 48 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Histologia | pt_BR |
dc.subject | Materiais de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Elaboração de uma cartilha como recurso didático para o ensino de histologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | AGUIAR JÚNIOR, Francisco Carlos Amanajás de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777751U8 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Of the 28 thousand schools that have middle school in Brazil, only 51,3% have laboratories, which is the location suitable for the development of activity experimental, expository, and practical, given this lack in regards to this location, In his absence, the teacher finds himself in need of using the most varied didactic resources to aid the teaching-learning process. Thus, the booklets appear as a support instrument for the teacher, because when combined with strategies for teaching can help in this process. The booklet has simple language and can count on illustrations, which in this case, amplifies the potentialities of understanding the content. Therefore, we aimed to elaborate a booklet on the epithelial tissue, as well as to analyze the possibilities of using the resource from the teachers' impressions about the same, collected through a questionnaire. The set of information obtained from the questionnaire applied with two teachers, were evaluated from the content analysis of Bardin, which gave a qualitative bias to the work. Two categories of analysis were defined a priori: 1) perception and function; 2) valorization and use. From the analysis of the information it was possible to perceive that the resource was well evaluated by the teachers, considered as a tool that could be used to facilitate the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759268P5 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Márcia Maria da.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons