Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26258

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Gilmar Beserra de-
dc.contributor.authorSILVA, Márcia Maria da-
dc.date.accessioned2018-09-05T20:54:14Z-
dc.date.available2018-09-05T20:54:14Z-
dc.date.issued2018-09-05-
dc.date.submitted2018-06-20-
dc.identifier.citationSILVA, M. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26258-
dc.description.abstractDas 28 mil escolas que ofertam o ensino médio no Brasil, apenas 51,3% apresentam laboratórios, que é o local adequado para o desenvolvimento de atividade experimentais, expositivas e práticas. Na sua falta, o professor se vê na necessidade de utilizar os mais variados recursos didáticos para auxiliar o processo de ensinoaprendizagem. Assim, as cartilhas surgem como um instrumento de apoio ao professor, pois quando aliadas a estratégias didáticas podem ajudar nesse processo. A cartilha possui linguagem simples e pode contar com ilustrações, o que nesse caso, amplia as potencialidades de compreensão do conteúdo. Assim objetivamos nesse trabalho elaborar uma cartilha sobre o tecido epitelial, bem como analisar as possibilidades de uso do recurso a partir das impressões dos professores sobre a mesma, coletadas por meio de um questionário. O conjunto de informações obtidas a partir do questionário aplicado com dois professores, foram avaliados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Foram definidas a priori duas categorias de análise:1) percepção e função; 2) valorização e utilização. A partir da análise das informações foi possível perceber que o recurso foi bem avaliado pelos professores, considerado como uma ferramenta que poderá ser usada para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent48 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistologiapt_BR
dc.subjectMateriais de Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleElaboração de uma cartilha como recurso didático para o ensino de histologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coAGUIAR JÚNIOR, Francisco Carlos Amanajás de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777751U8pt_BR
dc.description.abstractxOf the 28 thousand schools that have middle school in Brazil, only 51,3% have laboratories, which is the location suitable for the development of activity experimental, expository, and practical, given this lack in regards to this location, In his absence, the teacher finds himself in need of using the most varied didactic resources to aid the teaching-learning process. Thus, the booklets appear as a support instrument for the teacher, because when combined with strategies for teaching can help in this process. The booklet has simple language and can count on illustrations, which in this case, amplifies the potentialities of understanding the content. Therefore, we aimed to elaborate a booklet on the epithelial tissue, as well as to analyze the possibilities of using the resource from the teachers' impressions about the same, collected through a questionnaire. The set of information obtained from the questionnaire applied with two teachers, were evaluated from the content analysis of Bardin, which gave a qualitative bias to the work. Two categories of analysis were defined a priori: 1) perception and function; 2) valorization and use. From the analysis of the information it was possible to perceive that the resource was well evaluated by the teachers, considered as a tool that could be used to facilitate the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759268P5pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Márcia Maria da.pdf4,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons