Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25402

Share on

Title: As práticas corporais nos filmes de cinema: reflexões para as aulas de educação física escolar
Authors: ARAÚJO, Diego Santos de
Keywords: Atividade Física; Educação Física Escolar; Método de Ensino; Cinema
Issue Date: 6-Aug-2018
Citation: ARAÚJO, D. S.
Abstract: O interesse pelo estudo do cinema como recurso didático mediador na construção das representações sociais das práticas corporais implica compreender o processo de elaboração de saberes pelo professor de educação física. Através de uma análise de cunho pedagógico a respeito da configuração, abrangência e utilidade dessas representações sociais nas práticas do cotidiano escolar, que influenciam as relações estabelecidas no processo de construção de significados referentes aos conhecimentos específicos do âmbito da Educação Física Escolar. Temos como objetivo compreender a influência do cinema na construção de representações do corpo nas práticas corporais vivenciadas em aulas de educação física. Neste ensejo propomos analisar dez filmes que abordem temáticas relacionadas ao trabalho nas aulas de Educação Física, estabelecendo conexões com a prática escolar e intersecções entre as abordagens apresentadas em cada produção. Nesta conjunção, nosso olhar recai ampliando a possibilidade de reflexão e elaboração de oportunidades efetivas de aprendizado dos saberes, noções e habilidades inerentes a Educação Física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25402
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARAÚJO, Diego Santos de.pdf315,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons