Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25402

Compartilhe esta página

Título: As práticas corporais nos filmes de cinema: reflexões para as aulas de educação física escolar
Autor(es): ARAÚJO, Diego Santos de
Palavras-chave: Atividade Física; Educação Física Escolar; Método de Ensino; Cinema
Data do documento: 6-Ago-2018
Citação: ARAÚJO, D. S.
Abstract: O interesse pelo estudo do cinema como recurso didático mediador na construção das representações sociais das práticas corporais implica compreender o processo de elaboração de saberes pelo professor de educação física. Através de uma análise de cunho pedagógico a respeito da configuração, abrangência e utilidade dessas representações sociais nas práticas do cotidiano escolar, que influenciam as relações estabelecidas no processo de construção de significados referentes aos conhecimentos específicos do âmbito da Educação Física Escolar. Temos como objetivo compreender a influência do cinema na construção de representações do corpo nas práticas corporais vivenciadas em aulas de educação física. Neste ensejo propomos analisar dez filmes que abordem temáticas relacionadas ao trabalho nas aulas de Educação Física, estabelecendo conexões com a prática escolar e intersecções entre as abordagens apresentadas em cada produção. Nesta conjunção, nosso olhar recai ampliando a possibilidade de reflexão e elaboração de oportunidades efetivas de aprendizado dos saberes, noções e habilidades inerentes a Educação Física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25402
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, Diego Santos de.pdf315,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons