Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25402

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Renato Machado-
dc.contributor.authorARAÚJO, Diego Santos de-
dc.date.accessioned2018-08-06T17:47:28Z-
dc.date.available2018-08-06T17:47:28Z-
dc.date.issued2018-08-06-
dc.date.submitted2015-07-06-
dc.identifier.citationARAÚJO, D. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25402-
dc.description.abstractO interesse pelo estudo do cinema como recurso didático mediador na construção das representações sociais das práticas corporais implica compreender o processo de elaboração de saberes pelo professor de educação física. Através de uma análise de cunho pedagógico a respeito da configuração, abrangência e utilidade dessas representações sociais nas práticas do cotidiano escolar, que influenciam as relações estabelecidas no processo de construção de significados referentes aos conhecimentos específicos do âmbito da Educação Física Escolar. Temos como objetivo compreender a influência do cinema na construção de representações do corpo nas práticas corporais vivenciadas em aulas de educação física. Neste ensejo propomos analisar dez filmes que abordem temáticas relacionadas ao trabalho nas aulas de Educação Física, estabelecendo conexões com a prática escolar e intersecções entre as abordagens apresentadas em cada produção. Nesta conjunção, nosso olhar recai ampliando a possibilidade de reflexão e elaboração de oportunidades efetivas de aprendizado dos saberes, noções e habilidades inerentes a Educação Física.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade Físicapt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectMétodo de Ensinopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleAs práticas corporais nos filmes de cinema: reflexões para as aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIRA, Magadã Marinho Rocha-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2pt_BR
dc.description.abstractxThe interest in film study as mediator feature in the construction of social representations of corporal practices involves understanding the process of development of knowledge by the teacher of physical education through educational profile analysis regarding the configuration, comprehensiveness and usefulness of social representations in practice the school routine, which influence the relations established in the construction of meanings related to specific knowledge of the scope of physical education. We have as guiding questions you can use the film as a teaching tool in physical education classes? What topics could be addressed relevant to this area? In this conjunction, our gaze falls expanding the possibility of reflection and preparation of effective learning opportunities of knowledge, concepts and skills inherent in Physical Education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7130809186098813pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, Diego Santos de.pdf315,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons