Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22948

Comparte esta pagina

Título : Identificando barreiras comunicacionais: as estratégias didáticas utilizadas na sala de aula com alunos com deficência visual
Autor : SENA, Beranice dos Santos
Palabras clave : Biologia - Ensino; Barreiras da Comunicação; Pessoas com Deficiência Visual
Fecha de publicación : 10-ene-2018
Citación : SENA, B. S.
Resumen : O presente artigo busca Identificar as barreiras comunicacionais encontradas por alunos com deficiência visual no Ensino de Biologia. A eliminação de barreiras comunicacionais na escola possibilita um ambiente mais inclusivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Nas aulas de biologia, a comunicação visual é bastante empregada, e muitas vezes, tornam-se barreiras na aprendizagem, necessitando que os alunos cegos precisem de assistências para compreensão dos conteúdos abordados na sala. Assim, a partir do entendimento dessas barreiras é possível encontrar subsídios viáveis para a sua superação e colaborar com um ensino inclusivo. Foi perceptível encontramos profissionais despreparados que não buscam estratégias diferenciadas para atender as peculiaridades de todos os alunos, sendo necessárias ações para melhoria da formação inicial e continuada dos profissionais da educação, como desenvolver ações que visem a sensibilização dos demais alunos, para que estes participem do processo inclusivo e valorizem as diferenças existentes na sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22948
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SENA, BERANICE DOS SANTOS.pdf634,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons