Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22948

Compartilhe esta página

Título: Identificando barreiras comunicacionais: as estratégias didáticas utilizadas na sala de aula com alunos com deficência visual
Autor(es): SENA, Beranice dos Santos
Palavras-chave: Biologia - Ensino; Barreiras da Comunicação; Pessoas com Deficiência Visual
Data do documento: 10-Jan-2018
Citação: SENA, B. S.
Abstract: O presente artigo busca Identificar as barreiras comunicacionais encontradas por alunos com deficiência visual no Ensino de Biologia. A eliminação de barreiras comunicacionais na escola possibilita um ambiente mais inclusivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Nas aulas de biologia, a comunicação visual é bastante empregada, e muitas vezes, tornam-se barreiras na aprendizagem, necessitando que os alunos cegos precisem de assistências para compreensão dos conteúdos abordados na sala. Assim, a partir do entendimento dessas barreiras é possível encontrar subsídios viáveis para a sua superação e colaborar com um ensino inclusivo. Foi perceptível encontramos profissionais despreparados que não buscam estratégias diferenciadas para atender as peculiaridades de todos os alunos, sendo necessárias ações para melhoria da formação inicial e continuada dos profissionais da educação, como desenvolver ações que visem a sensibilização dos demais alunos, para que estes participem do processo inclusivo e valorizem as diferenças existentes na sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22948
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SENA, BERANICE DOS SANTOS.pdf634,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons