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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das
dc.contributor.authorSENA, Beranice dos Santos
dc.date.accessioned2018-01-10T16:59:26Z
dc.date.available2018-01-10T16:59:26Z
dc.date.issued2018-01-10
dc.date.submitted2017-11-21
dc.identifier.citationSENA, B. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22948
dc.description.abstractO presente artigo busca Identificar as barreiras comunicacionais encontradas por alunos com deficiência visual no Ensino de Biologia. A eliminação de barreiras comunicacionais na escola possibilita um ambiente mais inclusivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Nas aulas de biologia, a comunicação visual é bastante empregada, e muitas vezes, tornam-se barreiras na aprendizagem, necessitando que os alunos cegos precisem de assistências para compreensão dos conteúdos abordados na sala. Assim, a partir do entendimento dessas barreiras é possível encontrar subsídios viáveis para a sua superação e colaborar com um ensino inclusivo. Foi perceptível encontramos profissionais despreparados que não buscam estratégias diferenciadas para atender as peculiaridades de todos os alunos, sendo necessárias ações para melhoria da formação inicial e continuada dos profissionais da educação, como desenvolver ações que visem a sensibilização dos demais alunos, para que estes participem do processo inclusivo e valorizem as diferenças existentes na sala de aula.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - Ensinopt_BR
dc.subjectBarreiras da Comunicaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiência Visualpt_BR
dc.titleIdentificando barreiras comunicacionais: as estratégias didáticas utilizadas na sala de aula com alunos com deficência visualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Maria Zélia de
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to identify the communication barriers encountered by students with visual impairment in biology teaching. The elimination of communication barriers in school makes possible a more inclusive environment in the teaching-learning process of students with visual impairment. In biology classes, visual communication is often employed, and they often become barriers in learning, requiring that blind students need assistance in understanding the content addressed in the room. Thus, from the understanding of these barriers it is possible to find viable subsidies to overcome them and to collaborate with an inclusive education. It was noticeable to find unprepared professionals who do not seek differentiated strategies to attend to the peculiarities of all the students, being necessary actions to improve the initial and continuous formation of the professionals of the education, as to develop actions that aim at the sensitization of the other students, so that they participate in the inclusive process and value the differences in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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