Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22948

Share on

Title: Identificando barreiras comunicacionais: as estratégias didáticas utilizadas na sala de aula com alunos com deficência visual
Authors: SENA, Beranice dos Santos
Keywords: Biologia - Ensino; Barreiras da Comunicação; Pessoas com Deficiência Visual
Issue Date: 10-Jan-2018
Citation: SENA, B. S.
Abstract: O presente artigo busca Identificar as barreiras comunicacionais encontradas por alunos com deficiência visual no Ensino de Biologia. A eliminação de barreiras comunicacionais na escola possibilita um ambiente mais inclusivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Nas aulas de biologia, a comunicação visual é bastante empregada, e muitas vezes, tornam-se barreiras na aprendizagem, necessitando que os alunos cegos precisem de assistências para compreensão dos conteúdos abordados na sala. Assim, a partir do entendimento dessas barreiras é possível encontrar subsídios viáveis para a sua superação e colaborar com um ensino inclusivo. Foi perceptível encontramos profissionais despreparados que não buscam estratégias diferenciadas para atender as peculiaridades de todos os alunos, sendo necessárias ações para melhoria da formação inicial e continuada dos profissionais da educação, como desenvolver ações que visem a sensibilização dos demais alunos, para que estes participem do processo inclusivo e valorizem as diferenças existentes na sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22948
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SENA, BERANICE DOS SANTOS.pdf634,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons