Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22947

Compartilhe esta página

Título: Concepções dos alunos do ensino médio sobre o conceito de alimentação saudável
Autor(es): SANTOS, Elayne Laryssa de Lima
Palavras-chave: Dieta Saudável; Teoria educacional
Data do documento: 10-Jan-2018
Citação: SANTOS, E. L. L.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos alunos do Ensino Médio sobre o conceito de alimentação saudável. A proposta está estruturada pelas premissas do Ciclo da Experiência de Kelly, através de uma sequência didática organizada em oito encontros, envolvendo o Círculo Hermenêutico-Dialético como ferramenta de coleta de dados pré e pós-intervenção. Inicialmente, observamos dificuldades na compreensão dos alunos sobre o conceito de alimentação saudável, explicitando concepções vagas, pautadas no senso comum, aquém do conhecimento científico. Após a intervenção, houve uma melhora considerável na concepção final dos educandos. Os mesmos argumentaram melhor o conceito da alimentação saudável, excluindo terminologia como: “comer besteira” por “não comer comida muito gordurosa”. Ressaltamos a atenção que os alunos tiveram em salientar a alimentação saudável com a inclusão de frutas, verduras e exercícios físicos como parte essencial de uma boa alimentação, enfatizando a importância de ingerir os alimentos em certa porção, eliminando o consumo de alimentos que apresente um alto teor de gordura e açúcar, para que assim haja uma diminuição nas doenças ocasionadas por uma má alimentação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22947
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS%252c Elayne Laryssa de Lima.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons