Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22947
Share on
Title: | Concepções dos alunos do ensino médio sobre o conceito de alimentação saudável |
Authors: | SANTOS, Elayne Laryssa de Lima |
Keywords: | Dieta Saudável; Teoria educacional |
Issue Date: | 10-Jan-2018 |
Citation: | SANTOS, E. L. L. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos alunos do Ensino Médio sobre o conceito de alimentação saudável. A proposta está estruturada pelas premissas do Ciclo da Experiência de Kelly, através de uma sequência didática organizada em oito encontros, envolvendo o Círculo Hermenêutico-Dialético como ferramenta de coleta de dados pré e pós-intervenção. Inicialmente, observamos dificuldades na compreensão dos alunos sobre o conceito de alimentação saudável, explicitando concepções vagas, pautadas no senso comum, aquém do conhecimento científico. Após a intervenção, houve uma melhora considerável na concepção final dos educandos. Os mesmos argumentaram melhor o conceito da alimentação saudável, excluindo terminologia como: “comer besteira” por “não comer comida muito gordurosa”. Ressaltamos a atenção que os alunos tiveram em salientar a alimentação saudável com a inclusão de frutas, verduras e exercícios físicos como parte essencial de uma boa alimentação, enfatizando a importância de ingerir os alimentos em certa porção, eliminando o consumo de alimentos que apresente um alto teor de gordura e açúcar, para que assim haja uma diminuição nas doenças ocasionadas por uma má alimentação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22947 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS%252c Elayne Laryssa de Lima.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License