Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22947

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das
dc.contributor.authorSANTOS, Elayne Laryssa de Lima
dc.date.accessioned2018-01-10T16:51:49Z
dc.date.available2018-01-10T16:51:49Z
dc.date.issued2018-01-10
dc.date.submitted2017-11-13
dc.identifier.citationSANTOS, E. L. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22947
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos alunos do Ensino Médio sobre o conceito de alimentação saudável. A proposta está estruturada pelas premissas do Ciclo da Experiência de Kelly, através de uma sequência didática organizada em oito encontros, envolvendo o Círculo Hermenêutico-Dialético como ferramenta de coleta de dados pré e pós-intervenção. Inicialmente, observamos dificuldades na compreensão dos alunos sobre o conceito de alimentação saudável, explicitando concepções vagas, pautadas no senso comum, aquém do conhecimento científico. Após a intervenção, houve uma melhora considerável na concepção final dos educandos. Os mesmos argumentaram melhor o conceito da alimentação saudável, excluindo terminologia como: “comer besteira” por “não comer comida muito gordurosa”. Ressaltamos a atenção que os alunos tiveram em salientar a alimentação saudável com a inclusão de frutas, verduras e exercícios físicos como parte essencial de uma boa alimentação, enfatizando a importância de ingerir os alimentos em certa porção, eliminando o consumo de alimentos que apresente um alto teor de gordura e açúcar, para que assim haja uma diminuição nas doenças ocasionadas por uma má alimentação.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDieta Saudávelpt_BR
dc.subjectTeoria educacionalpt_BR
dc.titleConcepções dos alunos do ensino médio sobre o conceito de alimentação saudávelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe present work has the objective of analyzing the conceptions of high school students about the concept of food and healthy eating. The proposal is structured by the premises of the Kelly Experience Cycle, through a didactic sequence structured in seven meetings, involving the Circle Hermeneutic-Dialectic as a tool for data collection before and after intervention. Initially, we observed difficulties in understanding the students about the concept of healthy eating, explaining vague conceptions, based on common sense, short of scientific knowledge. After the intervention, there has been an improvement considerable in design final of the students. They even argued better the concept of healthy eating, excluding terminology as: “Eat bullshit" for "do not eat too greasy food," for example. We emphasize the attention that the students had in emphasizing the healthy food with the inclusion of fruits, vegetables and physical exercises as an essential part of a good feeding. Emphasizing the importance of eating the food in a certain portion, eliminating the consumption of foods that are high in fat and sugar, so that there is a decrease in diseases caused by poor diet.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS%252c Elayne Laryssa de Lima.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons