Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22947
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | |
dc.contributor.author | SANTOS, Elayne Laryssa de Lima | |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T16:51:49Z | |
dc.date.available | 2018-01-10T16:51:49Z | |
dc.date.issued | 2018-01-10 | |
dc.date.submitted | 2017-11-13 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, E. L. L. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22947 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos alunos do Ensino Médio sobre o conceito de alimentação saudável. A proposta está estruturada pelas premissas do Ciclo da Experiência de Kelly, através de uma sequência didática organizada em oito encontros, envolvendo o Círculo Hermenêutico-Dialético como ferramenta de coleta de dados pré e pós-intervenção. Inicialmente, observamos dificuldades na compreensão dos alunos sobre o conceito de alimentação saudável, explicitando concepções vagas, pautadas no senso comum, aquém do conhecimento científico. Após a intervenção, houve uma melhora considerável na concepção final dos educandos. Os mesmos argumentaram melhor o conceito da alimentação saudável, excluindo terminologia como: “comer besteira” por “não comer comida muito gordurosa”. Ressaltamos a atenção que os alunos tiveram em salientar a alimentação saudável com a inclusão de frutas, verduras e exercícios físicos como parte essencial de uma boa alimentação, enfatizando a importância de ingerir os alimentos em certa porção, eliminando o consumo de alimentos que apresente um alto teor de gordura e açúcar, para que assim haja uma diminuição nas doenças ocasionadas por uma má alimentação. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dieta Saudável | pt_BR |
dc.subject | Teoria educacional | pt_BR |
dc.title | Concepções dos alunos do ensino médio sobre o conceito de alimentação saudável | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work has the objective of analyzing the conceptions of high school students about the concept of food and healthy eating. The proposal is structured by the premises of the Kelly Experience Cycle, through a didactic sequence structured in seven meetings, involving the Circle Hermeneutic-Dialectic as a tool for data collection before and after intervention. Initially, we observed difficulties in understanding the students about the concept of healthy eating, explaining vague conceptions, based on common sense, short of scientific knowledge. After the intervention, there has been an improvement considerable in design final of the students. They even argued better the concept of healthy eating, excluding terminology as: “Eat bullshit" for "do not eat too greasy food," for example. We emphasize the attention that the students had in emphasizing the healthy food with the inclusion of fruits, vegetables and physical exercises as an essential part of a good feeding. Emphasizing the importance of eating the food in a certain portion, eliminating the consumption of foods that are high in fat and sugar, so that there is a decrease in diseases caused by poor diet. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS%252c Elayne Laryssa de Lima.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons