Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22834
Share on
Title: | Representações Sociais dos estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos de preservação e conservação do Meio ambiente |
Authors: | GOMES, Jullyane Cristyna Albuquerque |
Keywords: | Conservação da natureza – representação social |
Issue Date: | 9-Jan-2018 |
Citation: | GOMES, J. C. A. |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as representações sociais sobre os conceitos de preservação e conservação do meio ambiente. O conceito de conservação e preservação apresentam discussões relacionadas ao ambiente, e muitas vezes são tratados como sinônimos, mas são bastante diferentes e quando não abordados corretamente podem gerar obstáculos na aprendizagem dos alunos. A metodologia será a partir de um questionário subjetivo aplicado com alunos do ensino médio, o qual versou sobre o conceito de preservação e conservação para compreensão sobre as suas representações sociais. Por meio das respostas obtidas nas considerações dos discentes sobre os conceitos de conservação e preservação, percebemos notória dificuldade em associarem os conceitos com as palavras citadas e por vezes, aproxima-os como sinônimas, mas se tratam de conceitos distintos. A Teoria das Representações Sociais permitiu observamos a compreensão dos alunos do ensino médio sobre a conservação e a preservação ambiental. Estes conceitos por se apresentar com ideologias distintas e bastante proximidade, envolve discussões de caráter ambiental, necessitando serem discutidos em sala de aula, visando minimizar os equívocos conceituais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22834 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GOMES%2c Jullyane Cristyna Albuquerque.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License