Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22834
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | |
dc.contributor.author | GOMES, Jullyane Cristyna Albuquerque | |
dc.date.accessioned | 2018-01-09T16:00:31Z | |
dc.date.available | 2018-01-09T16:00:31Z | |
dc.date.issued | 2018-01-09 | |
dc.date.submitted | 2017-06-27 | |
dc.identifier.citation | GOMES, J. C. A. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22834 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as representações sociais sobre os conceitos de preservação e conservação do meio ambiente. O conceito de conservação e preservação apresentam discussões relacionadas ao ambiente, e muitas vezes são tratados como sinônimos, mas são bastante diferentes e quando não abordados corretamente podem gerar obstáculos na aprendizagem dos alunos. A metodologia será a partir de um questionário subjetivo aplicado com alunos do ensino médio, o qual versou sobre o conceito de preservação e conservação para compreensão sobre as suas representações sociais. Por meio das respostas obtidas nas considerações dos discentes sobre os conceitos de conservação e preservação, percebemos notória dificuldade em associarem os conceitos com as palavras citadas e por vezes, aproxima-os como sinônimas, mas se tratam de conceitos distintos. A Teoria das Representações Sociais permitiu observamos a compreensão dos alunos do ensino médio sobre a conservação e a preservação ambiental. Estes conceitos por se apresentar com ideologias distintas e bastante proximidade, envolve discussões de caráter ambiental, necessitando serem discutidos em sala de aula, visando minimizar os equívocos conceituais. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conservação da natureza – representação social | pt_BR |
dc.title | Representações Sociais dos estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos de preservação e conservação do Meio ambiente | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research had as objective to analyze the social representations about the concepts of preservation and conservation of the environment. The concepts of preservation and preservation present discussions related to the environment, and are often treated as synonyms, but are quite different and when not addressed correctly can create obstacles in student learning. The methodology will be based on a subjective questionnaire applied with high school students, which focused on the concept of preservation and conservation for understanding about their social representations. Subsequently, the frequency value of the words was verified according to the concepts proposed and with the data obtained. By means of the answers obtained in the students' considerations about the concepts of conservation and preservation, we perceive a notorious difficulty in associating the concepts with the words quoted and sometimes approaching them as synonyms, but they are different concepts. The Theory of Social Representations allowed us to observe the understanding of high school students about conservation and environmental preservation. These concepts, because they present themselves with distinct ideologies and close proximity, involve discussions of environmental character, needing to be discussed in the classroom, in order to minimize conceptual misunderstandings. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GOMES%2c Jullyane Cristyna Albuquerque.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons