Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769
Compartilhe esta página
Título: | Educação Física escolar: uma abordagem crítica de educação |
Autor(es): | RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva |
Palavras-chave: | Educação Física Escolar; Educação Física - Abordagem Pedagógica |
Data do documento: | 21-Ago-2017 |
Citação: | RODRIGUES, J. P. S. |
Abstract: | A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica, segundo a LDB 9394/96, sendo sua história marcada por uma visão biológica e tecnicista. As abordagens da Educação Física, através do seu discurso, tentam legitimar á área. Dentre as várias abordagens com entendimentos diferentes, foram analisadas três neste trabalho: A abordagem Desenvolvimentista, a Construtivista-Interacionista e a Crítico-Superadora. O maior interesse do texto é apontar qual abordagem atende aos interesses da classe trabalhadora. O texto está dividido em tópicos: 1-Breve contextualização das teorias da Educação; 2-Educação Física escolar: influências higienistas, militares e esportivistas e, 3-Abordagens da Educação Física. Como considerações finais, defendemos a abordagem Critico-Superadora como a mais coerente, no processo formativo, alicerçada em uma pedagogia critica de Educação, como meio de superar a injustiças e promover mudanças e transformar a sociedade a favor das camadas populares |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva.pdf | 506,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons