Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769

Compartilhe esta página

Título: Educação Física escolar: uma abordagem crítica de educação
Autor(es): RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Educação Física - Abordagem Pedagógica
Data do documento: 21-Ago-2017
Citação: RODRIGUES, J. P. S.
Abstract: A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica, segundo a LDB 9394/96, sendo sua história marcada por uma visão biológica e tecnicista. As abordagens da Educação Física, através do seu discurso, tentam legitimar á área. Dentre as várias abordagens com entendimentos diferentes, foram analisadas três neste trabalho: A abordagem Desenvolvimentista, a Construtivista-Interacionista e a Crítico-Superadora. O maior interesse do texto é apontar qual abordagem atende aos interesses da classe trabalhadora. O texto está dividido em tópicos: 1-Breve contextualização das teorias da Educação; 2-Educação Física escolar: influências higienistas, militares e esportivistas e, 3-Abordagens da Educação Física. Como considerações finais, defendemos a abordagem Critico-Superadora como a mais coerente, no processo formativo, alicerçada em uma pedagogia critica de Educação, como meio de superar a injustiças e promover mudanças e transformar a sociedade a favor das camadas populares
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20769
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES, Josenilda Paula da Silva.pdf506,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons